Marinha Chinesa celebra 73 anos prestes a comissionar o terceiro porta-aviões. A Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLAAN) comemorou seu 73º aniversário no sábado (23/04), quando foi anunciado o comissionamento de meia dúzia de novos navios de guerra e dois tipos de helicópteros avançados embarcados. Essas conquistas são o reflexo de um rápido crescimento da PLAAN nos últimos anos, o que está permitindo que a força naval resguarde resolutamente a soberania e a segurança nacional.
Seis novos navios de superfície foram anunciados, sendo um navio de assalto anfíbio e porta-helicópteros da Classe Hainan (LHD) Type 075 “Guangxi” (32); três grandes destróieres DDG Type 055 “Anshan” (103), “Wuxi” (104) e “Yan’an” (106); e dois destróieres Type 052D “Shaoxing” (134) e “Baotou” (133).
Quando o primeiro LHD Type 075 “Hainan” entrou em serviço, ele foi direcionado para o Comando de Teatro do Sul, sendo responsável pelo Mar da China Meridional. Agora, o segundo Type 075 “Guangxi” será comissionado no Comando de Teatro do Leste, encarregado pelo Mar da China Oriental e Estreito de Taiwan.
O LHD “Guangxi” já iniciou o treinamento básico incluindo navegação, resgate em combate e controle de danos, integração com helicópteros, veículos blindados anfíbios e embarcações de desembarque, informou a CCTV. Analistas militares disseram ao Global Times que o navio alcancará rapidamente a capacidade de combate, devido às experiências adquiridas com o “Hainan”.
Os três destróieres Type 055 de 10 mil toneladas entraram em serviço, sendo os “Anshan” e “Wuxi” destinados ao Comando do Teatro do Norte, enquanto o “Yan’an” foi direcionado para o Comando do Teatro do Sul. O “Anshan” e o “Wuxi” recentemente reuniram-se com o “Lhasa” (segundo da classe Type 055) para uma série de exercícios no Mar Amarelo. Em serviço há cerca de um mês, o “Wuxi” deverá alcançar a capacidade operacional em 2022, segundo informou o Capitão-Sênior da Embarcação, Zhao Shuqian. Agora a frota da PLAAN de destróieres Type 55 subiu para seis unidades.
A PLAAN comissionou dois destróieres Type 052D, o “Shaoxing”, que recentemente realizou uma série de exercícios de combate na área do Comando do Teatro Oriental; e o “Baotou” que participou de um exercício de cinco dias de tiro real no Mar Amarelo.
Nos últimos 10 anos, os navios de guerra da PLAAN tiveram grandes desenvolvimentos, e os conceitos de como eles são usados também mudaram. As novas embarcações devem navegar para mares distantes, e enfrentar mais desafios, disse Capitão Sênior Zhou Minghui, Comandante do Type 055 “Nanchang”.
“A rápida velocidade de construção naval da China reflete seu alto nível industrial e a crescente capacidade de defesa nacional”, salientou o CapitãoZhou, em entrevista para o Global Times.
Além dos seis grandes navios recentemente comissionados, a PLAAN também incorporou diversas outras embarcações menores, como navios de reabastecimento, navios de resgate, além de novas versões dos helicópteros embarcados de médio porte Z-20.
A versão utilitária do Z-20 pode ser utilizada em missões de transporte, assalto, reconhecimento e busca e salvamento, enquanto a versão antissubmarino (ASW) pode realizar missões de patrulha, busca e ataque de submarinos. Ambos serão operados embarcados no Type 055 e no Type 075.
Especialistas observam a notável transformação da PLAAN, que está passando de uma frota de pequenos barcos para grandes navios, de operações costeiras para missões em mares distantes, de marinheiros individuais para uma abordagem de sistemas, de aeródromos para porta-aviões, enfim, avançando no processo marítimo para todo-o-terreno.
Desde 2008, a PLAAN enviou 40 forças-tarefa com mais de 100 navios para missões de escolta no Golfo de Aden e nas águas da Somália, oferecendo proteção para mais de sete mil embarcações chinesas e estrangeiras, salvando do perigo quase uma centena, disse o Comando da Marinha Chinesa em um comunicado de imprensa enviado ao Global Times. Isso demonstra a crescente expansão mundial da PLAAN para além das suas fronteiras, contribuindo para a paz mundial, disseram analistas.
Olhando para o futuro
Um dia antes do aniversário de sua fundação, a PLAAN divulgou um vídeo promocional sobre o programa de porta-aviões da China, no qual deu uma dica muito óbvia de que o terceiro porta-aviões do país será oficialmente revelado em breve (assista a nota que publicamos aqui).
Espera-se que a fabricante estatal de aeronaves Aviation Industry Corporation of China (AVIC), lance em breve um novo caça naval. Através de uma mensagem de felicitações de aniversário à PLAAN, a empresa publicou nas suas redes sociais um desenho representando o que parece ser um caça furtivo FC-31 operando a partir de um porta-aviões apelidado de “No. 3”.
“A PLAAN terá mais pilotos, mais porta-aviões e mais aeronaves embarcadas, além de sistemas mais poderosos e equipamentos mais confiáveis para salvaguardar resolutamente a soberania nacional, a sua segurança e os seus interesses”, disse o Capitão Sênior Xu Ying, Oficial Executivo do porta-aviões Shandong, em uma entrevista ao Global Times.
O desenvolvimento dos porta-aviões da China passou da fase inicial de exploração e entrou na fase de melhorias e aceleração, disse Xu, que também é um dos primeiros pilotos navais chineses embarcados em porta-aviões.
A PLAAN continuará seu desenvolvimento que visa transformá-la em uma Marinha de classe mundial, disse o Comando da PLAAN em um comunicado de imprensa.
“Precisamos navegar para águas mais desconhecidas, enfrentar condições climáticas e marítimas mais complicadas em missões mais complexas e ter mais forças de acompanhamento”, completou Xu.
Fonte: Global Times
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO