Recentemente surgiram nas redes sociais da China, imagens do novo helicóptero naval produzido no país, o Harbin Z-20F ASW (Anti-Ship Warfare). O que mais chama a atenção nas fotos, é a enorme semelhança externa com os helicópteros americanos Sikorsky S-70 Black Hawk.
O Comando Aviação Naval do Exército de Libertação do Povo (PLANAF – People’s Liberation Army Naval Air Force), tem trabalhado para suprir as necessidades de aeronaves ASW, especialmente com o desenvolvimento do helicóptero Harbin Z-20F e do Shaanxi Y-8Q, uma versão para guerra anti-submarino desenvolvido a partir do quadrimotor de transporte tático Y-8, que por sua vez é uma variante chinesa do soviético Antonov An-12.
O Harbin Z-20F ASW tem grandes semelhanças com o Sikorsky SH-60R Seahawk da U.S. Navy (USN), inclusive com o radar de busca de superfície montado no “queixo” da aeronave, pequenas asas com pods para armamentos, tanques externos e outros equipamentos, bem como um sensor eletro-óptico infravermelho (EO/IR), montado na parte dianteira da cabine.
Os Harbin Z-20 apareceram publicamente em Pequim, no dia 01 de outubro de 2019, durante o desfile militar alusivo ao Dia Nacional da China. O modelo básico Z-20, está em serviço na Aviação do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLA). Atualmente a Harbin Aircraft Industry, trabalha no desenvolvimento de duas versões navais, o Z-20J SAR e Z-20F ASW.
O desenvolvimento família de helicópteros Z-20, pode ter relação com um lote de 21 Sikorsky S-70-C2 Black Hawk, recebido pela China em novembro de 1984, antes do embargo de armas de 1991.
@FFO