Malásia interessada nos F/A-18D do Kuwait. A Kuwait Air Force (KuAF) planeja descontinuar a operação em breve de seus FA-18C/D Hornet, que estão sendo substituídos pelos novos F/A-18E/F Super Hornet. Após a Força Aérea da Tunísia (TuAF) se mostrar interessada, conforme divulgamos aqui, a Real Força Aérea da Malásia (RMAF), também confirmou seu interesse em adquirir os Hornets, so que no caso apenas os F/A-18D.
O Comandante da RMAF, General Tan Sri Ackbal Abdul Samad, disse que está organizando um encontro com o Comandante da Força Aérea do Kuwait neste mês para discutir a questão.
“Vários esforços estão sendo implementados e também estamos esperando os resultados. Se Deus quiser, irei ao Dubai Airshow 2021 (no Dubai World Central de 14 a 18 de novembro de 2021). Minha equipe está organizando um encontro com o Comandante da Força Aérea do Kuwait . Se tiver a oportunidade de se encontrar com ele, perguntarei se eles têm alguma intenção de vender as aeronaves a terceiros”, ele disse. A entrevista foi concedida da 2 de novembro na Base Aérea de Kuantan.
A RMAF possui hoje oito F/A-18D sediados no 18 Skuadron da Base Aérea Butterworth (WMKB) que operam em missões de SEAD e ataque.
A KuAF está recebendo 56 modernos caças, sendo F-18E/F Super Hornet (28) e Eurofighter Typhoon (28), e por isso estaria se desfazendo dos seus 31 F/A-18C (monoplace) e sete F/a-18D (biplace), remanescentes de um lote de 40 unidades adquiridas no início dos anos 1990, logo após a Guerra do Golfo. Interessante lembrar que na época que foram comprados, esses F/A-18C/D Hornet substituíram os A-4 Skyhawk da KuAF, posteriormente adquiridos pela Marinha do Brasil.
@CAS