Mais três novos F-35I Adir pousaram em Israel. A Força Aérea Israelense (IAF) recebeu ontem (21/07), mais um lote com três novos caças Lockheed Martin F-35I “Adir”. Agora Israel passa a contar com uma frota de 39 jatos furtivos de quinta geração.
De acordo com o divulgado nas redes sociais da IAF, as aeronaves – matrículas 958, 959 e 960 – pousaram na Base Aérea de Nevatim, sede do Esquadrão 140, para o qual o trio será designado. Uma pequena cerimônia foi realizada, para a aplicação da Estrela de Davi nos caças, o símbolo da IAF.
Durante esta semana, a IAF conduziu uma série de testes usando bombas JDAM (Joint Direct Attack Munition) instaladas nos pods externos ddos Adir. Este foi o primeiro teste desse tipo no país e o segundo no mundo depois dos EUA.
Israel foi a primeira nação estrangeira a adquirir os caças F-35 Lightning II produzidos pela norte-americana Lockheed Martin. Recentemente noticiamos que o Ministério da Defesa Israelense anunciou a aquisição de mais 25 caças F-35I, em um contrato com valor estimado em US$ 3 bilhões (saiba mais).
Atualmente a IAF possui três unidades operacionais Adir, o Esquadrão 140 Sqn “Tayeset Ha’Nesher Ha’Zahav” (As Águias Douradas), o Esquadrão 116 “Tayeset Aryeh Ha’Darom” (Leões do Sul) e o Esquadrão 117 “The First jet Squadron” (O primeiro Esquadrão de Jatos). Todos são sediados na Base Aérea de Nevatim (LLNV), no deserto de Negev, sul do país.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO