Luftwaffe intercepta Beriev A-50 russo sobre o Mar Báltico. Caças Eurofighter Typhoon da Luftwaffe, ou Força Aérea da Alemanha (GAF), foram acionados em missão QRA (Quick Reaction Alert), para reconhecimento de um tráfego em espaço aéreo internacional sobre o Mar Báltico. A Informação foi divulgada neste sábado (17/04) nas redes sociais da GAF.
Os caças alemães interceptaram, identificaram e acompanharam o Beriev A-50 “Mainstay”, código “37 Vermelho”, de vigilância e controle das Forças Aeroespaciais da Federação Russa (RF VKS).
Os Estados Bálticos aderiram à OTAN em março de 2004, e desde então cabe à Aliança a missão de Defesa Aérea da Estônia, Lituânia e Letônia. A tarefa de policiamento é realizada 24 horas por dia, 7 dias por semana, por unidades aéreas multinacionais em rotações quadrimestrais.
Desde janeiro deste ano, seis Typhoon Taktisches Luftwaffengeschwader 74 (TLG74) asumiram a responsabilidade do Policiamento Aéreo Báltico (BAP), de outra unidade da Luftwaffe, a TLG71 “Richthofen”. As aeronaves alemãs ficarão sediadas até o mês de maior na Base Aérea de Ämari, Estônia, em cumprimento às missões OTAN.
A Organização cumpre a missão defensiva de preservação da integridade do espaço aéreo dos países membros da Aliança, sendo essa uma tarefa conjunta realizada pelas diversas forças aéreas que compõem o tratado multinacional.
@FFO