Leonardo celebra 10 anos do primeiro voo do AW169. Há exatamente uma década, o primeiro protótipo do helicóptero bimotor leve AW169 realizou seu voo inaugural a partir das instalações da Leonardo, no Aeródromo de Cascina Costa di Samarate, Varese, Itália. Na ocasião o voo foi pilotado por Giuseppe Lo Coco e Giuseppe Afruni, tendo como Engenheiros de Teste de Voo Massimo Longo e Stefano Rogno.
O dia 10 de maio de 2012 marcou o início de uma nova era para a Leonardo, e esta aeronave possibilitou a expansão da empresa em um novo segmento de mercado. O AW169 foi o primeiro produto totalmente novo no segmento leve-intermediário em quase 30 anos, e atendeu aos mais recentes e rigorosos padrões operacionais e de segurança. Com o
adição de mais três protótipos, o AW169 obteve a certificação EASA em julho de 2015.
Projetado com o princípio da máxima versatilidade, o tipo permaneceu fiel a esse valor na década seguinte. A plataforma entrou no mercado oferecendo recursos e desempenho excepcionais e conquistando muitos usuários para uma ampla gama de aplicações civis, públicas e de defesa, apresentando altos níveis de customização e significativo crescimento.
Sendo o mais novo, menor e mais leve membro desta família de helicópteros avançados, o AW169 oferece vantagens aos clientes que operam frotas mistas com as versões AW139 e AW189. Fornece todos os recursos para operadores que procuram uma combinação ideal de
custo de helicóptero leve e desempenho de categoria superior, em carga útil e espaço de cabine.
O AW169 foi desenvolvido incorporando novas tecnologias, como instrumentos de cockpiti com telas sensíveis ao toque, APU (Auxiliary Power Unit) que fornecendo energia elétrica e hidráulica sem usar as baterias e trem de pouso retrátil totalmente elétrico. A plataforma foi desenvolvida com uma forte mentalidade orientada para o cliente, incluindo uma variedade de suporte e treinamento e soluções, desde simuladores de manutenção virtual e real, e uma variedade de dispositivos como FFS (Full Flight Simulator) e HUMS (Health Usage Monitoring).
A chegada do AW169 fortaleceu a competitividade e a posição da Leonardo no mercado mundial de helicópteros, ampliando a presença da empresa no segmento de atendimento médico emergencial, aplicação da lei, socorro em desastres e combate a incêndios. Reforçou ainda mais a liderança da empresa no mercado VIP multimotor, oferecendo aos operadores mais uma opção que se encaixa entre o popular AW109 e o mais vendido AW139.
Adicionou mais uma solução para operações de menor alcance e apoio ao setor de energia, e permitiu que Leonardo desempenhasse um papel crescente no campo de apoio a novos parques eólicos.
Além disso, seu design de uso duplo respondeu a uma série de ações governamentais, de segurança interna e de defesa na Itália e no exterior, em missões de vigilância, transporte de tropas, operações de combate, socorro em desastres e resposta a emergências, combate a incêndios, treinamento, resgate em montanha e evacuação médica.
O crescimento contínuo das capacidades, graças à verdadeira arquitetura aberta do AW169, incluíram um aumento no peso máximo de decolagem para até 4,8 toneladas, três opções de material rodante (trem de pouso retrátil/fixo/skid) e diversas opções de equipamentos/kits para várias funções, como o AW169 LUH do Exército Italiano.
Certificado em dezembro de 2021, esta nova versão AW169 LUH é equipada com avançado software e aviônica principal, além de pacotes que possibilitam maior potência e desempenho em todas as condições e aplicações, tornando o AW169 o modelo de helicóptero com melhor relação peso x potência da sua classe.
Nesses dez anos, quase 300 helicópteros AW169 foram encomendados, com mais de 140 unidades entregues na sua linha de montagem final em Vergiate, Itália, para clientes em 25 países. A frota global registrou mais de 110.000 horas de voo em todos os tipos de operações e ambientes/condições meteorológicas.
Fonte: Leonardo
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO