LADE inaugura rota regular para a Patagônia com o Fokker 28. Em 19 de agosto, a companhia aérea estatal argentina LADE (Líneas Aéreas del Estado), realizou o voo inaugural da sua nova rota entre a Capital Federal e a Patagônia. A aeronave utilizada nesta rota é o clássico bimotor holandês Fokker F-28 Mk.1000C.
A rota liga o Aeroparque, no centro de Buenos Aires (AEP/SBBE), até San Carlos de Bariloche (BRC/SAZS), Província de Rio Negro, com escalas em Bahía Blanca (BHI/SAZB), Província de Buenos Aires, e Puerto Madryn (PMY/SAVY), na Província de Chubut.
Subordinada à Força Aérea Argentina (FAA), a companhia tem como objetivo básico conectar os destinos de maior densidade populacional com as cidades remotas em todo território argentino. Assim, a nova rota da LADE oferece novas opções de interligação entre a região patagônica e o restante do país.
Nas primeiras escalas do voo inaugural “LDE 700”, o Fokker 28, matrícula TC-52 (c/n 11074), foi recebido com festividade por autoridades municipais nos aeroportos de Bahía Blanca e “El Tehuelche”, em Puerto Madryn. Ao pousar no destino final, em San Carlos de Bariloche, o voo foi recebido pela Ministra de Turismo e Esportes de Río Negro, Martha Vélez, pelo Prefeito da cidade, Gustavo Gennuso, entre outras autoridades.
Novas rotas
Em 16 de agosto a LADE iniciou uma nova malha de rotas, as quais deverá operar até 31 de dezembro deste ano.
A frota da LADE é compartilhada com unidades operacionais da FAA, está constituída por aeronaves Saab 340, DHC-6 Twin Otter, Fokker 28, C-130 Hércules e o novo Boeing 737-700NG. Em 2020 a LADE completou 80 anos de fundação, que registramos aqui no Site da RFA.
@FFO