Kuwait nega negociações de venda dos seus F/A-18C/D para a Malásia. Na última quinta-feira (23/12), o Ministério da Defesa do Kuwait divulgou uma nota oficial em suas redes sociais, negando quaisquer negociações sobre eventuais vendas e caças F/A-18 Hornet para a Real Força Aérea da Malásia (RMAF). O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Kuwait informam que quaisquer negociações envolvendo equipamentos militares do Ministério da Defesa, serão divulgadas diretamente pelos canais oficiais de Estado.
A Kuwait Air Force (KuAF) planeja descontinuar a operação em breve a sua frota de 33 FA-18C/D Hornet, que estão sendo substituídos pelos novos F/A-18E/F Super Hornet. Rumores que além da Real Força Aérea da Malásia (RMAF), a Força Aérea da Tunísia (TuAF) se mostrou interessada nos jatos do Kuwait, conforme divulgamos aqui.
Curiosamente as informações sobre as negociações entre a Malásia e o Kuwait, surgiram diretamente do Comandante da RMAF, General Tan Sri Ackbal Abdul Samad, que informou em uma entrevista que estaria planejando um encontro com o Comandante da Força Aérea do Kuwait.
A KuAF está recebendo 56 novos jatos, sendo 28 F-18E/F Super Hornet e 28 Eurofighter Typhoon, e por isso estaria se desfazendo dos seus F/A-18C/D, remanescentes de um lote de 40 unidades adquiridas no início dos anos 1990, logo após a Guerra do Golfo. Interessante lembrar que na época esses Hornet substituíram os A-4 Skyhawk, que foram posteriormente adquiridos pela Marinha do Brasil.
Atualmente a Real Força Aérea da Malásia possui oito F/A-18D, todos sediados no 18 Skuadron da Base Aérea Butterworth (WMKB), especializados em em missões de SEAD e ataque.
Fonte: KUNA
@FFO