KC-46 da Guarda Aérea de New Hampshire realiza voo de 22 horas. Um avião-tanque KC-46A Pegasus da 157th Air Refueling Wing da USAF realizou uma missão com mais de 22 horas de voo sem escalas. A aeronave pertencente a Guarda Aérea Nacional (ANG) de New Hampshire, matrícula 17-46034, ostentando uma pintura especial (detalhes aqui), realizou um dos voos mais longo da história do modelo na USAF.
Para realizar a missão “Super Sortie”, o KC-46A – código de chamada no rádio “PACK91” – decolou da Base Aérea de Pease-Portsmouth (PSM/KPSM), em New Hampshire, para um voo direto de aproximadamente 12 mil km, até a Base Aérea Conjunta em Saipan (SPN/PGSN), nas Ilhas Marianas, Oceano Pacífico, onde pousaram depois de 22 horas de voo. A missão teve por objetivo testar as capacidades operacionais críticas da aeronave e dos seus tripulantes, que revezaram na condução e gerenciamento do voo neste período.
A missão ocorreu entre os dias 03 e 04 de agosto e, obviamente envolveu a necessidade de alguns reabastecimentos em voo (REVO). Os primeiros contatos ocorreram na costa leste dos Estados Unidos e no Canadá. Após isso, o “PACK91” seguiu para o Alasca para, onde participou de uma manobra do Exercício Red Flag, antes de prosseguir pelo Oceano Pacífico até Saipan.
A tripulação estava composta por 17 militares, sendo sete pilotos, dois operadores de lança, seis técnicos de manutenção, um médico assistente e um fotojornalista, todos da New Hampshire ANG. Durante o voo, não foi definida uma programação horária rígida, sendo a carga de trabalho distribuída de acordo com as necessidades, sempre garantindo que todos tivessem descanso adequado.
Com enorme tempo disponível de voo, os tripulantes puderam testar todas as comodidades disponíveis no KC-46, desde o preparo das refeições (quentes e frias); utilizar os beliches em intervalos regulares; higiene pessoal com uso de água corrente e serviços de lavatório; até a simples questão de regulagem de temperatura a bordo do avião, garantindo o conforto da tripulação durante todo o voo. O conhecimento adquirido nesse voo de longa duração, será replicado para todos os tripulantes e para a frota de KC-46A da USAF.
Logo após decolar, o “PACK91” reabasteceu quatro F-15 da Barnes ANG, de Massachusetts, na costa da Nova Inglaterra. Após ele recebeu combustível de um KC-135 da Pittsburgh ANG, da Pensilvânia. Em seguida, ele se encontrou com outro KC-135, só que de Maine ANG, que o reabasteceu repetidamente.
Enquanto sobrevoava o centro e oeste do Canadá, outro KC-46 de New Hampishare ANG reabasteceu o “PACK91” algumas vezes, fornecendo capacidade suficiente para realizar a operação do exercício Red Flag, sobre o Alasca e prosseguir até o destino final, em Saipan.
A missão “Super Sortie” ainda serviu para que pela primeira vez, um KC-46 servisse como um Centro de Planejamento de Missão (MPC), fornecendo em tempo real, acesso aos dados críticos do planejamento da missão, durante todo o voo. Este é um importante marco tático que será utilizado em futuras missões do KC-46.
O Boeing KC-46A é a mais nova plataforma de reabastecimento em voo da USAF, capaz de armazenar até 212.299 libras de combustível, além de ser usado para transporte de cargas e evacuações aeromédicas. A Pease ANG foi a primeira da Guarda Nacional Aérea a receber o novo jato, e agora conta com 12 aviões.
Fonte: 157th ARW
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO