KC-390 realiza o primeiro voo de apoio à Operação Antártica Brasileira. O Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) contou com o inédito suporte logístico de uma aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB). A missão ocorreu entre os dias 13 e 15 de dezembro, durante o 3º voo de apoio logístico à 40ª Operação Antártica (OPERANTAR XL), que acontece entre 13/10/2021 a 13/04/2022.
O Brasil participa de pesquisas científicas no Continente Antártico desde 1983, através do PROANTAR, coordenado pela Marinha do Brasil. Desde o início do Programa, o suporte aéreo logístico é realizado pelos C-130 Hércules da FAB, que realizam anualmente diversos pousos na pista da Base Antártida Chilena.
O KC-390, matrícula FAB 2854, realizou a “perna” de ida nos dias 13 e 14/12, na rota entre a Base Aérea do Galeão, Rio de Janeiro (RJ) e o Aeroporto Internacional de Punta Arenas, no sul do Chile, com pernoite no Aeroporto Internacional de Pelotas (RS).
A bordo do KC-390 operado pelo 1º GTT “Esquadrão Zeus”, estavam pesquisadores de sete projetos apoiados na 1ª etapa da Operação, além de 16 componentes do Grupo-Base “Polaris”, que retornarão ao Brasil após 13 meses na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). O cargueiro também levou materiais e equipamentos destinados para à base brasileira no continente gelado.
Em função das restrições impostas pela COVID-19, ainda não foi possível a certificação do Embraer KC-390 para pouso na pista da Base Chilena na Antártica, mas esta operação em Punta Arenas é considerada o primeiro passo para alcançar este desafio.
O voo de retorno ao Brasil do FAB 2854 aconteceu ontem (15/12), com a realização das duas “pernas” (Punta Arenas-Pelotas e Pelotas-Galeão), realizadas no mesmo dia. (Fonte: PROANTAR).
Nota RFA (1): cabe ressaltar que no mês de agosto, um KC-390 (FAB 2855) realizou uma missão de apoio à um C-130M (FAB 2471), que apresentou uma pane no Aeroporto de Ushuaia, sul da Argentina, durante um voo para a OPERANTAR do ano passado . Veja a notícia que publicamos sobre este assunto.
Nota RFA (2): apesar de não estar homologado para operações antárticas, durante a sua campanha de testes o KC-390 passou por avaliações em ambiente com baixas temperaturas. Assim, em fevereiro do ano passado, o FAB 2855 esteve no Alasca para testes estruturais estáticos sob temperaturas abaixo de zero. Leia detalhes aqui.
@FFO