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Millennium numa gelada! FAB e Embraer enviam KC-390 2855 para avaliação no Alasca

12 de fevereiro de 2021
O KC-390, FAB 2855, está no Alasca para testes em clima de extremo frio (Foto FAB).

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Embraer enviaram para o Aeroporto de Fairbanks (FAI/PAFA), no Alasca – EUA, o KC-390 Millennium FAB 2855, do 1º GTT – Esquadrão Zeus. A aeronave irá realizar testes em ambiente de baixa temperatura. Antes de prosseguir para o Alasca, o FAB 2855 estava participando do Exercício Culminating, realizado na Louisiana.

Rota realizada pelo FAB 2855 entre Boa Vista e Fairbanks, Alasca (Fonte: FAB).

A avaliação que será realizada no Alasca, tem por objetivo verificar como a aeronave se comporta situações de frio extremo, com temperaturas que podem chegar a 50°C negativos. A missão tem como foco verificar a integridade de todos os subsistemas e a robustez do novo cargueiro da FAB em ambiente hostil, com condições de temperatura extremamente baixas. Diferentemente de uma qualificação ambiental quanto a componente, o ensaio de Cold Soak tem por objetivo investigar, no quesito sistema, o efeito da exposição da aeronave a temperaturas extremamente baixas, por um intervalo de tempo considerável em solo, situação na qual a falha de sistemas podem levar a eventos nas quais a aeronave fique sem condições de operação.

KC-390 FAB 2855 no aeroporto de Fairbanks Alaska (Foto: FAB).

A atividade é gerenciada pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e conta com representantes do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), engenheiros de ensaio do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) e integrantes da Embraer. Já a operação da aeronave teve o apoio de tripulação do 1° GTT – Esquadrão Zeus.

O início dos trabalhos se deu com a chegada do KC-390 à cidade de Jacksonville (JAX/KJAX) na Florida, no dia 08 de fevereiro, vindo de boa Vista (BVB/SBBV), onde a equipe especializada da Embraer e da FAB, entre engenheiros, técnicos e tripulantes se reuniram. No mesmo dia, a aeronave decolou para Moses Lake (MWH/KMWH), Washington para realizar o primeiro trajeto do traslado para Fairbanks (FAI/PAFA), no Alasca. Vale notar que essa etapa teve duração de 6h28min, que representa o maior tempo de voo operacional do KC-390, em percurso único, já realizado e explicita a autonomia e o alcance da aeronave, fatores essenciais para o cumprimento da missão de transporte aéreo logístico.

KC-390 FAB 2855 no Alaska (Foto: FAB).

Já em Fairbanks, a aeronave foi exposta, por um longo período, a um ambiente climático favorável aos testes, atingindo um pico de -37,8°C com sensação térmica de – 47,8°C. Após o tempo de exposição requisitado, foram conduzidos cheques operacionais para verificar a correta funcionalidade de diversos sistemas, tais como: aviônicos, elétrico, hidráulico, controles de voo, combustível, motores, Auxiliary Power Unit (APU) e radar.

Devido à exposição ao extremo frio, os cheques ocorreram de forma cadenciada e minuciosa, a fim de garantir a segurança da equipe de ensaios e a qualidade dos resultados obtidos. A longa jornada de testes permitiu a coleta de dados diversos, que serão utilizados para comprovar a robustez da aeronave, bem como para o aprimoramento e maturação dos sistemas avaliados.

“Os resultados dos testes serão importantes para seguir com a certificação da aeronave nesta condição, um grande passo para que as missões do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) com o KC-390 possam ocorrer em um futuro próximo. Cabe ressaltar que o Esquadrão alcançou a marca de voo mais longo com essa aeronave, no trecho entre Jacksonville e Moses Lake, evidenciando a enorme capacidade desse vetor”.

Tenente-Coronel Aviador Carlos Vagner Ottone Veiga – 1º GTT

KC-390 FAB 2855 no Alaska (Foto: FAB).

“A realização do ensaio representa um marco importante no processo de desenvolvimento e certificação militar da aeronave KC-390, que visa garantir que esse importante vetor da Força Aérea estará apto a operar eficientemente em condições de baixa temperatura, atendendo aos requisitos estabelecidos pela Força Aérea para seu emprego”.

Tenente-Coronel Engenheiro Emerson Gonçalves de Souza – COPAC.

“Foi uma grande alegria para o time de engenheiros e mecânicos da Embraer observar o resultado de anos de desenvolvimento. A aeronave operou muito bem e, com o resultado do ensaio, poderemos aumentar a segurança e a eficiência quando o KC-390 operar em baixas temperaturas”,

Embraer Guilherme Moreschi Valente dos Santos – Embraer.

O sucesso da missão foi um passo fundamental para prosseguir na certificação da aeronave KC-390 Millennium, garantindo a integração dos sistemas, a robustez e a segurança em todo o envelope operacional. Destaca-se, ainda, que tais características auxiliarão no cumprimento das missões estratégicas do PROANTAR.

Os testes deverão durar uma semana, e coincidem com a presença do novo jato comercial Boeing 777X, que também está em Fairbanks para testes em climas frios.

Equipes da FAB e Embraer junto ao KC-390 FAB 2855 em Fairbanks no Alaska (Foto: FAB).

@FFO/CAS

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