Itália assina contrato para a próxima fase do GCAP. As empresas italianas que participarão do desenvolvimento do Programa Global de Combate Aéreo (GCAP — Global Combat Air Program) assintam um contrato para apoiar o Ministério da Defesa italiano na nova fase de conceito e avaliação do programa. O GCAP tem como base a unificação do programa ítalo-britânico FCAS Tempest e do japonês FX.
A equipe de empresas italianas é formada pela Leonardo — parceiro estratégica do projeto, e as principais empresas italianas em seus respectivos setores: Elettronica, Avio Aero e MBDA Italia. Elas promoverão o desenvolvimento tecnológico em apoio ao conceito de “sistema de sistemas” do GCAP, baseado em plataformas aéreas de combate de sexta geração operando em cenários multidomínio.
A indústria colaborará com universidades, centros de pesquisa, PMEs e start-ups, permitindo a troca de conhecimento e o crescimento de capacidades, tudo em estreita colaboração com o Ministério da Defesa italiano. O Ministério será responsável por definir as necessidades operacionais e direcionar o desenvolvimento tecnológico, contando com a indústria.
Alessandro Profumo, CEO da Leonardo, declarou: “Esta nova fase é uma etapa crucial no processo de identificação e disponibilização de tecnologias inovadoras que garantirão que nossas capacidades defensivas deem o salto geracional, tecnológico e operacional necessário, permitindo que nossa empresa nacional alcançar o mais alto nível de excelência e autonomia estratégica. Como parte do programa GCAP, as empresas italianas desempenharão um papel fundamental no futuro da indústria de defesa em escala nacional e internacional. Isso acontecerá em um quadro de crescimento que reforce a capacidade operacional de nossas Forças Armadas e que, simultaneamente, gerem retornos positivos que incluam progresso tecnológico, econômico e social para todo o ecossistema nacional.”
Em apoio ao programa GCAP, a Itália já destinou € 6 milhões para investimentos em pesquisa e desenvolvimento, que permitirão lançar projetos de desenvolvimento tecnológico em áreas de interesse estratégico. Esta iniciativa também está lançando as bases para uma maior colaboração internacional no desenvolvimento de tecnologias relacionadas a plataformas aéreas de combate de sexta geração, aumentando a competitividade industrial nacional da Itália, sua autonomia estratégica e as competências acadêmicas e profissionais das gerações atuais e futuras. Em apoio a este objetivo, as empresas já começaram a investir em pesquisa, ativar colaborações com universidades e apoiar incubadoras tecnológicas no setor de inovação.
As atividades italianas relacionadas ao GCAP começaram oficialmente em dezembro de 2021, com financiamento inicial alocado pelo Ministério da Defesa. O Ministério lançou a fase de evolução tecnológica e transição Typhoon-to-GCAP” com o apoio da indústria, lançando um processo estratégico de modernização dos meios operacionais do país.
@CAS