

Israelense Elbit Systems conclui integração de sistemas EW/ISR em dois Boeing 737 da Colômbia. A empresa israelense Elbit Systems recentemente concluiu a integração dos equipamentos de guerra eletrônica (EW) e de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) em dois Boeing 737NG Força Aérea Colombiana (FAC).
De acordo com a informação obtida por Janes Defense, os serviços foram concluídos antes do prazo previsto no contrato assinado em 30 de dezembro de 2022, que estabelecia a data final de 19 de novembro de 2026.
Conforme noticiamos na época, a Elbit Systems foi contratada para instalar sistema Intelligence Mission Suite, Guerra Eletrônica, sensores de Inteligência de Sinais (SIGINT), Electro-Optics VISINT e Immune Satellite Navigation Systems (ISNS), em duas aeronaves 737 da FAC.
Além dos sistemas acima mencionados, o Boeing 737-700 (matrícula militar FAC 1219) e o Boeing 737-800 (FAC 1220) receberam equipamentos de autoproteção e contramedidas eletrônicas, para evitar ataques de de mísseis ar-ar e terra-ar.
Desde o final de 2023, as relações entre os governos de Israel e da Colômbia, estão seriamente abaladas. Declarações pró-hamas do presidente colombiano, o esquerdista Gustavo Petro, durante a guerra que Israel trava com o grupo terrorista em Gaza, afetaram diretamente os negócios entre ambos países, que interromperam investimentos mutuamente.
Apesar disso, a Elbit Systems cumpriu com o contrato assinado antes do rompimento das relações. Agora a questão que fica em aberto é sobre o futuro da manutenção e de suporte operacional aos sistemas recentemente instalados nos Boeing 737 da Força Aérea Colombiana.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO