• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Israel corta exportações de defesa para Colômbia após declarações do presidente

16 de outubro de 2023
Israel corta exportações de defesa para Colômbia após declarações do presidente (Foto: FAC).
Israel corta exportações de defesa para Colômbia após declarações do presidente (Foto: FAC).

Israel corta exportações de defesa para Colômbia após declarações do presidente. A intensa atividade do presidente da Colômbia nas suas redes sociais, acabou abalando as relações diplomáticas com Israel. Sabidamente um esquerdista, Gustavo Petro, tem usado sua conta no X (antigo Twitter) para mostrar mensagens e imagens que desconsideram as barbáries realizadas pelos terroristas do Hamas contra a população civil israelense na manhã de sábado (07/10).

A situação chamou a atenção do governo israelense, levando à convocação da embaixadora da Colômbia no país, Margarita Manjarrez, para uma conversa sobre as constantes declarações hostis e antissemitas do presidente Petro, contra o Estado de Israel. Na reunião foi ressaltado que ataque terrorista do Hamas deixou mais de 1.300 civis israelenses mortos, além de mais de 150 levados como reféns.

Presidente Gustavo Petro liga o cerco da Faixa de Gaza à um campo de concentração nazista (Fonte: @petrogustavo).

Como resposta imediata à posição de Gustavo Petro, Israel decidiu interromper as exportações de equipamentos de defesa para a Colômbia. A medida poderá impactar na capacidade de defesa das Forças Armadas Colombianas, uma vez que utilizam uma grande quantidade de equipamentos de origem israelense.

A Força Aérea Colombiana (FAC), por exemplo, utiliza aviões, drones e armamentos produzidos por empresas israelenses. Os caças supersônicos IAI Kfir são armados com mísseis Derby e Python V e bombas guiadas Spice, todas de origem israelense. Além disso, os seus helicópteros AH-60L usam mísseis antitanque Spike e quase todos os sistemas de guerra eletrônica e autoproteção são produzidos pela israelense Elbit. A FAC ainda opera drones Hermes também fabricados pela Elbit.

Veículo M462 Abir
Veículo M462 Abir

O Exército Colombiano, por sua vez, também possui uma frota de veículos M462 Abir, fuzis Tavor e Galil, além de 18 canhões autopropelidos Atmos, adquiridos em abril de 2023. A Polícia Colombiana também utiliza armas e equipamentos de origem israelense para comunicações, inteligência e outras funções.

Canhão autopropelido Atmos

Longe de retratar as suas declarações, o presidente Petro limitou-se a publicar no X: “Se tivermos que suspender as relações externas com Israel, nós as suspendemos. Não apoiamos genocídios. O presidente da Colômbia não se sente insultado.”

A suspensão do apoio de Israel ocorre num momento em que a Colômbia registra aumento na produção de drogas e o fortalecimento de grupos guerrilheiros, com o consequente aumento da violência no país.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login