ISRAEL: Uruguai iniciou a ponte-aérea humanitária Tel Aviv-Madri. A Força Aérea Uruguaia (FAU) iniciou no sábado (14/10), a operação de retirada dos cidadãos uruguaios impedidos de sair de Israel por voos comerciais devido à guerra com o Hamas. No primeiro voo do KC-130H FAU 594, foram transportadas 80 pessoas de Tel Aviv para Madri, na Espanha.
Conforme noticiamos, em 11/10 a FAU enviou o seu KC-130H, matrícula 594, de Montevidéu para a Base Aérea de Torejón, nos arredores de Madri, Espanha. A partir da base militar espanhola a aeronave da FAU seguiu para a missão de resgate humanitário na capital israelense.
O Ministro da Defesa do Uruguai, Jorge Garcia, informou que há a previsão de que seja realizado pelo menos mais um voo de resgate de uruguaios de Tel Aviv para Torejón/Madri. A partir da Espanha os uruguaios serão acomodados em voos comerciais.
O ministro ainda disse que outros governos de países da América do Sul solicitaram apoio do avião da FAU para a retirada dos seus cidadãos de Israel. “Faremos o que poderemos e o que estiver ao nosso alcance, em coordenação com o nosso Ministério do Exterior”, disse Garcia em entrevista coletiva.
Atualmente o 594 é o único Hércules disponível na frota da FAU, uma vez que a outra aeronave (FAU 595), está em Portugal passando por uma revisão programada de grande porte. Quando o 595 estiver de volta ao Uruguai, em março de 2024, será a vez do 594 seguir para Portugal onde passará pelo mesmo processo.
@FFO