

Irã dribla sanções internacionais e compra cinco Boeing 777. A companhia aérea iraniana Mahan Air teria comprado cinco Boeing 777-200ER anteriormente operados pela extinta empresa tailandesa NokScoot. As aeronaves estavam armazenadas desde o fechamento da NokScoot em 2020.
Após longo armazenamento na Austrália, no último dia 04 de julho os cinco B777 foram levados para o Aeroporto de Siem Reap, no Camboja. Onze dias depois, em 15 de julho, todos decolaram para destinos desconhecidos. Recentemente vários sites de aviação iranianos informaram que os 777 teriam chegado ao país, desfazendo parcialmente o mistério sobre o destino dessas aeronaves.
A negociação com o Irã teria sido viabilizada por uma empresa de Madagascar, através de uma triangulação que envolve terceiros para contornar os bloqueios comerciais internacionais impostos ao governo terrorista de Teerã. Este é um procedimento conhecido que já foi usado anteriormente por autoridades aeronáuticas iranianas.
Os cinco Boeing 777-200ER comprados pela Mahan Air foram fabricados originalmente para a Singapore Airlines no início da década de 2000. Em 2019 eles foram repassados para a Nokcoot que os utilizou até seu fechamento em 2020. No voo para o Irã, todos tinham registros de Madagascar, conforme abaixo:
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO