• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Com planos de voos falsos o Irã conseguiu mais dois Airbus A340

5 de março de 2024
Com planos de voos falsos o Irã conseguiu mais dois Airbus A340. C5-MIC estacionado em Siauliai (Foto: AirBusAl - via JetPhotos).
Com planos de voos falsos o Irã conseguiu mais dois Airbus A340. C5-MIC estacionado em Siauliai (Foto: AirBusAl – via JetPhotos).

Com planos de voos falsos o Irã conseguiu mais dois Airbus A340. Em mais uma ação cinematográfica, o governo do Irã driblou as sanções internacionais e conseguiu obter mais dois Airbus A340 no mercado internacional. Recentemente, um A340-300 e um A340-600 deixaram Siauliai, na Lituânia, com planos de voos para a Ásia, mas no meio do caminho “sumiram” sobre o território iraniano.

O A340-300 C5-MIA em Siauliai (Foto: Saulius Julius).
O A340-300 C5-MIA em Siauliai (Foto: Saulius Julius).

Pertencentes à empresa de leasing Macka Invest Company, os Airbus A340 tinham matrículas de Gâmbia, um país africano. O A340-300 C5-MIA (c/n 474) e o A340-600 C5-MIC (c/n 933), juntamente o A340-600, C5-MIB (c/n 764), estavam desde 2022 armazenados no Aeroporto Internacional de Siauliai, que curiosamente também abriga uma importante Base Aérea da OTAN.

Dois A340-600 (C5-MIB e C5-MIC) e dois A340-300 (C5-MIA e YA-WTA) estacionados em Siauliai (Fonte: Google Maps).
Dois A340-600 (C5-MIB e C5-MIC) e dois A340-300 (C5-MIA e YA-WTA) estacionados em Siauliai (Fonte: Google Maps).

No último dia 29 de fevereiro, as autoridades do Aeroporto Internacional de Siauliai (IATA: SQQ/ ICAO: EYSA) receberam dois planos de voo referentes às aeronaves C5-MIA (A340-300) e C5-MIC (A340-600). O destino apresentado era o Aeroporto Internacional Clark, nas Filipinas (CRK/RPLC). Há informações que o destino apresentado era o Aeroporto de Colombo, no Sri Lanka (CMB/VCBI).

O A340-600 C5-MIB permanece na Lituânia (Foto: Tamás Martényi).
O A340-600 C5-MIB permanece na Lituânia (Foto: Tamás Martényi).

Independente do destino final apresentado na documentação, o fato é que o C5-MIC decolou da Lituânia às 14h08 UTC e o C5-MIA poucos minutos depois, às 14h22 UTC. De acordo com os sites de monitoração de voos online, despois de quase três horas de voo, perto das 17h00 UTC, ambos A340 “desapareceram” perto de Teerã e de Chabahar, ambas cidades no Irã.

Os dois A340 entrando no espaço aéreo iraniano, antes de "desaparecer" (Fonte: FR24).
Os dois A340 entrando no espaço aéreo iraniano, antes de “desaparecer” (Fonte: FR24).

Em 2022 quatro Airbus 340 que anteriormente pertenciam à Turkish Airlines e deveriam ser oficialmente transferidas para o Uzbequistão, pousaram em Teerã. Um caso semelhante ocorreu em 2023, quando o Irã comprou dois Airbus A340 ex-Força Aérea Francesa, através de uma triangulação semelhante.

Muito possivelmente estas duas aeronaves também foram adquiridas por empresas iranianas usando terceiros como “laranja” para contornar as sansões internacionais. Em breve eles deverão estar voando com matrículas e pinturas iranianas.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login