Indústria chinesa bate recordes de produção de aeronaves militares em 2021. A indústria de aviação militar chinesa está encerrando a produção e testes programados para 2021, com diversos recordes quebrados. Na última semana do ano, muitas empresas estão realizando os seus balanços anuais e fechamentos finais, conforme o comunicado divulgado pelo grupo estatal Aviation Industry Corporation of China (AVIC).
A empresa Shenyang Aircraft Corporation,, do grupo AVIC, produz o caça naval J-15 e o jato de combate multifuncional J-16, além de desenvolver o jato stealth FC-31. Recentemente a Shenyang revelou a versão altamente atualizada do J-15, além apresentar a variante de guerra eletrônica J-16D, durante o China Airshow 2021.
A AVIC Changhe Aircraft Industry (Group) Corporation Ltd, que produz helicópteros incluindo o Z-10 de ataque e o Z-8 de transporte, também concluiu as suas metas de produção e entrega em 15 de dezembro. A nova versão do helicóptero de transporte Z-8C recentemente realizou voos de testes embarcados no navio de assalto anfíbio Tipo 075 da Marinha chinesa.
A AVIC Xi’an Aircraft Industry Group Company Ltd, fabricante do jato de transporte pesado Y-20, concluiu o último pacote de testes em 22 de dezembro, nove dias antes do final do ano, disse a empresa. Durante o Airshow China 2021, o projetista-chefe do Y-20, Tang Changhong, revelou que a aeronave passou por testes em voos com dois tipos de motores desenvolvidos no país. A nova versão de reabastecimento em voo do Y-20, recentemente foi visto perto de Taiwan, conforme noticiamos aqui.
A empresa AVIC Harbin Aircraft Industry Group Co Ltd, responsável pela construção dos helicópteros Z-20 e Z-9/19, encerrou a produção de 2021, estabelecendo um novo recorde no número de aeronaves entregues, apesar do negativo impacto do COVID-19, AVIC anunciou no comunicado.
Conhecida como a fabricante do caça stealth J-20 e do caça J-10, a AVIC Chengdu Aircraft Industrial Group Co Ltd revelou em 10 de dezembro, que quebrou recordes em termos de entrega de aeronaves, justificando a alta demanda para atingir esse marco em 2021.
Responsável por uma ampla variedade de aeronaves para missões especiais, a AVIC Shaanxi Aircraft Industry (Group) Co Ltd, está na retya final para completar a meta anual de entregas, apesar da grave epidemia de COVID-19 em curso. A empresa produz as aeronaves KJ-500 de alerta antecipado, e Y-8 de guerra antissubmarino.
Outras filiais da AVIC também estão em vias de terminar a produção de 2021.
Em um momento em que a Força Terrestre do Exército do Povo Chinês (PLA) está se esforçando para construir uma poderosa frota de assalto aéreo com helicópteros avançados, a Marinha (PLAAN) está preparando para operar aeronaves de asa fixa e helicópteros nos seus porta-aviões e navios de assalto anfíbios, e a Força Aérea (PLAAF) está buscando construir ainda mais uma força estratégica. A indústria de aviação da China está desempenha um papel importante para atender a essas demandas, disse um especialista militar de Pequim ao Global Times , sob anonimato.
Fonte: Global Times
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO