Indonésia reafirma seu interesse no KAI KF-21. Engenheiros e técnicos da Indonésia estão se preparando para voltar a se engajar no programa da Coréia do Sul para desenvolver a aeronave de caça KAI KF-21 Boramae (Falcão) da Korea Aerospace Industries (KAI). A informação da participação dos é reflexo direto da declaração do governo da indonésia feita em abril deste ano sobre o seu compromisso com o projeto KF-21 e da importância que ele representa para o país.
A Defense Acquisition Program Administration (DAPA) da Coréia do Sul (DAPA) informou em 11 de agosto que 32 engenheiros indonésios estão se preparando para reiniciar os trabalhos no projeto KF-21 e que seu número aumentará para cerca de 100 até o final deste ano. A agência sul-coreana acrescentou que os funcionários estão atualmente em fase de preparação de documentações e vistos e do processo de quarentena de duas semanas, devido aos protocolos da COVID-19, antes de reiniciar os trabalhos no programa, que incluirá atividades de testes em solo e voo.
Em nota, a DAPA disse que os técnicos voltaram a trabalhar no KF-21 após a decisão do governo indonésio de “reafirmar sua participação contínua no programa de desenvolvimento conjunto”.
Jacarta também havia solicitado que os engenheiros indonésios retornassem “o mais rápido possível” à Coreia do Sul para trabalhar na aeronave. “Em resposta, o governo sul-coreano concordou que o retorno da equipe técnica da Indonésia é necessário para a estabilização do programa de desenvolvimento conjunto”, informou a DAPA.
A Coreia do Sul e a Indonésia concordaram em 2015 em investir KRW8,8 trilhões (US$ 7,6 bilhões) para desenvolver o KF-21, com Jacarta pagando 20% dos custos de desenvolvimento em troca de acesso às tecnologias e, naturalmente, um lote de aeronaves, inda não definido. Porém, a Indonésia não havia feito os pagamentos e a instabilidade do projeto fez com o governo de Jacarta cogitasse abandonar o projeto em 2020. Esta decisão aparentemente foi revertida em abril deste ano.
A aeronave foi apresentada oficialmente (roll out) pela Korea Aerospace Industries (KAI) em 09 de abril de 2021. Iniciado em 2016, o primeiro voo do KF-21 está previsto para o ano que vem. A Força Aérea da República da Coréia (RoKAF) espera que 40 unidades estejam operacionais em 2028 e que todos os 120 encomendados KF-21 sejam entregues até 2032.