Índia perde terceiro avião em acidente em menos de 30 dias. A Força Aérea Indiana (IAF) perdeu o segundo SEPECAT Jaguar, no terceiro acidente em menos de um mês. Neste caso mais recente, ocorrido ontem à noite na região de Jamnagar, Estado de Gujarat, um tripulante morreu e o outro ficou ferido.
De acordo com as informações, o jato de combate biplace estava em missão de treinamento noturno quando sofreu uma falha técnica a cerca de 12 km de Jamnagar, forçando a ejeção dos dois tripulantes. O Comando da IAF informou que um tripulante foi resgatado com segurança e levado ao hospital, enquanto o Tenente Siddharth Yadav, teve sua morte confirmada.
O acidente é o segundo em menos de 30 dias envolvendo jatos SEPECAT Jaguar da IAF. Em 07 de março, um Jaguar monoplace caiu perto de Ambala e o piloto ejetou com sucesso e segurança. Neste mesmo dia, um Antonov An-32 de transporte da IAF também sofreu acidente em Bagdogra, Bengala Ocidental, que não deixou feridos, mas destruiu completamente a aeronave.
Em serviço na Índia há mais de 40 anos, os SEPECAT Jaguar estão atingindo o final da sua vida útil operacional, mesmo com várias atualizações sob o programa DARIN III, ao longo dos anos. Utilizados em missões de ataque, esses jatos de combate vem sofrem com o aumento na dificuldade do fornecimento de peças de reposição, o que impacta na disponibilidade operacional.
A IAF planeja aposentar substituir seus mais antigos Jaguar por novos HAL Tejas Mk1, em um processo previsto para ocorrer entre 2028 e 2031. Os acidentes recentes estão levantando questões sobre a real viabilidade de longo prazo dessas antigas aeronaves.
@FFO