Em um dia a Força Aérea Indiana perdeu dois aviões em acidentes. A Força Aérea Indiana (IAF) perdeu duas aeronaves, um jato de combate SEPECAT Jaguar e um cargueiro Antonov 32, em acidentes distintos na sexta-feira (07/03). Felizmente, em ambos casos não houve vítimas fatais.
O Jaguar – matrícula JT060 – caiu em uma área desabitada por volta das 15h45 (horário local), após decolar da Base Aérea de Ambala, em Haryana, para um voo de treinamento de rotina. O piloto conseguiu ejetar com segurança e foi resgatado pelas equipes de emergência.
“Uma aeronave Jaguar da caiu em Ambala, durante uma surtida de treinamento de rotina hoje, após sofrer um problema técnico. O piloto levou a aeronave para longe de qualquer habitação antes de ejetar com segurança”, informou a IAF.
Mais tarde, um avião de transporte Antonov 32 fez um pouso de emergência no Aeroporto de Bagdogra (IXB/VEBD), em Bengala Ocidental. Sem detalhes públicos divulgados, a mídia apenas relatou que os tripulantes do cargueiro da IAF saíram ilesos do acidente. As causas estão sob investigação.
A IAF tem uma grande frota de antigas aeronaves An-32 de origem soviética, que serão substituídas por novas aeronaves, ainda sob análise das autoridades indianas. Um dos concorrentes na licitação é o brasileiro KC-390 Millennium da Embraer (saiba mais).
@FFO