IMAGENS: KC-46A da USAF pousou com a lança REVO estendida. Na tarde de ontem (24/08), um KC-46A Pegasus da USAF pousou na Base Conjunta McGuire Dix-Lakehurst, em Nova Jersey, EUA, com a lança de reabastecimento em voo (boom probe) estendida. Dezesseis pessoas estavam a bordo da aeronave, entre tripulantes técnicos e uma delegação de funcionários do Congresso dos EUA. Ninguém ficou ferido no incidente.
A aeronave, matrícula 17-46034, pertencente à 157th Air Refueling Wing, da Base da Guarda Aérea Nacional Pease, de New Hampshire, ostenta uma pintura especial “Spirit of Portsmouth” (leia detalhes aqui). Ela participava de uma missão de instrução, juntamente com outro KC-46A da 157th ARW, sendo uma oportunidade para os convidados VIPs conhecerem essas aeronaves da USAF e suas capacidades em voo.
“Os dois KC-46 estavam em voo de instrução com uma delegação do Congresso de 16 funcionários dos escritórios das senadoras Jeanne Shaheen e Maggie Hassan e dos deputados Annie Kuster e Chris Pappas. Durante o voo, um dos KC-46 teve um problema com o cabo de recolhimento da lança de reabastecimento, o que resultou na aterrissagem da aeronave com a mesma estendida. Os serviços de emergência da 305th Air Mobility Wing responderam prontamente, sem a ocorrência de fogo ou feridos”, disse a 157th ARW em comunicado.
Por conta a momentânea interdição da pista de McGuire Dix-Lakehurst, o segundo KC-46A foi desviado para o Aeroporto Regional de Manchester-Boston, em New Hampshire. Um terceiro Pégasus da 157th ARW que estava a caminho da Flórida no momento em que a emergência em voo foi declarada, foi desviado para a Base Conjunta McGuire Dix-Lakehurst para transportar a delegação do Congresso de volta a New Hampshire. Atualmente a 157th Air Refueling Wing possui uma frota com doze Boeing KC-46A Pegasus.
Recentemente noticiamos um caso similar, quando um Airbus A330 MRTT da OTAN pousou na Base Aérea de Eindhoven, na Holanda, com a mangueira de reabastecimento em voo (REVO) da asa esquerda estendida. O fato ocorreu em 1º de agosto, com a aeronave T-057/M4, pertencente à Unidade Multinacional de Transporte e Reabastecimento (MMU) da OTAN. Leia detalhes aqui.
@FFO