Huron da Marinha Argentina pousa novamente na Antártida. Um bimotor TC-12B Huron da Marinha Argentina pousou novamente na Base Antártida Conjunta Petrel, marcando a segunda operação desta aeronave no Continente Branco.
O TC-12B, matrícula naval 1-G-49, decolou na sexta-feira (28/02) da Base Aérea Naval de Rio Grande e pousou na Base Antártica Conjunta Petrel, onde permaneceu por quatro horas antes de retornar em rota direta para o Aeroporto Internacional de Ushuaia.
Foi o segundo pouso de um Huron do Esquadrão Naval de Vigilância Marítima na pista de Petrel. A primeira operação antártica do TC-12B ocorreu em 27 de novembro de 2024. A missão fez parte da campanha de testes que objetivam o retorno em definitivo das operações com aeronaves de asas fixas da Armada no Continente Branco.
Em ambos casos um P-3C Orion do Esquadrão de Exploração Naval forneceu suporte meteorológico ao longo da rota. Além disso, o navio quebra-gelo ARA “Almirante Irizar” foi posicionado em alerta de busca e salvamento (SAR) na Passagem de Drake, considerada um ponto estratégico para a segurança do voo.
Esta operação reafirma o compromisso da Marinha Argentina em fortalecer suas capacidades operacionais na Antártida, especialmente em missões de busca e salvamento, evacuações médicas e transporte logísticos, atividades essenciais para dar suporte às operações nacionais naquele continente.
Em aproveitamento à operação, a tripulação do P-3C Orion realizou um voo de vigilância e controle de nove horas sobre a Península Antártica e as Ilhas Orcadas do Sul no âmbito da operação “Mare Nostrum I”. Esta missão reafirma o comprometimento da Argentina com a preservação dos recursos vivos marinhos da Antártida, garantindo assim o alerta precoce e fortalecendo o Sistema de Defesa Nacional.
@FFO