IMAGENS: depois de 51 anos aeronave da Armada Argentina volta a pousar na Antártica. Um Beechcraft TC-12B Huron do Comando de Aviação da Armada Argentina pousou na Antártida ontem (27). Foi a primeira operação de uma aeronave de asas fixas da Marinha Argentina desde 1973, quando um dos seus DHC-6 Twin Otter pousou pela última vez no continente gelado.
O TC-12B Huron, matrícula 1-G-49, pertencente ao Esquadrão de Vigilância Aérea Naval voou da Base Aérea Naval de Rio Grande até a Base Antártica de Petrel, onde pousou às 04h33 da manhã. Após reabstecimento, o Huron decolou de volta para Rio Grande, onde pousou às 09h45, completando com sucesso a histórica missão.
O Lockheed P-3C Orion da Armada (6-P-57) em configuração SAR, acompanhou o TC-12 durante todo o trajeto. Antes do pouso do bimotor, o P-3C Orion fez uma passagem baixa sobre a pista de Petrel para certificar as condições meteorológicas. O Orion aguardou em voo a decolagem do Huron para acompanhá-lo até Rio Grande.
Esta missão foi resultado de um planejamento de seis meses, quando os tripulantes do Esquadrão de Vigilância Aérea Naval receberam treinamento para operar na Antártida. “Deu-se um importante passo com o objetivo de recuperar a capacidade de busca e salvamento, evacuações aeromédicas e voos logísticos para apoiar as operações da República Argentina no continente branco”, escreveu a Armada.
A “Estação Aérea Naval Petrel” foi inaugurada em 22 de fevereiro de 1967. A partir daí e até 1972 a Marinha Argentina operou regularmente com seus DHC-2 Beaver, Twin Otter e PC-6 Porter, quando um incêndio destruiu o local. A nova pista de Petrel foi inaugurada em 1º de junho deste ano por um Saab 340 da Força Aérea Argentina.
@FFO