HMS Prince of Wales é a nau-capitânia da Força de Resposta da OTAN. O porta-aviões da Royal Navy, HMS Prince of Wales (R09), será a nau-capitânia do Componente Marítimo da Força de Resposta da OTAN (NRF – NATO Response Force) neste ano. Esta função fará com que a embarcação realize missões nos mares Ártico, Báltico e Mediterrâneo, conforme a demanda da Aliança.
Em 1º de janeiro de 2022, a Marine Nationale Francesa repassou para a Royal Navy, o Comando do Componente Naval da Força de Resposta da OTAN. Este Comando Conjunto de alta prontidão da OTAN é composto por unidades unidades terrestres, aéreas, marítimas e de forças especiais. A França está responsável pelos componentes terrestre e aéreo.
Com deslocamento de 65 mil toneladas, o HMS Prince of Wales (R09) é um dos dois novos porta-aviões da Classe Queen Elizabeth do Reino Unido, juntamente com o HMS Queen Elizabeth (R08). Sua cabine de comando tem 70 metros de largura e 280 metros de comprimento, e a tripulação mínima operacional é de aproximadamente 700 militares, podendo chegar até cerca de 1.600, quando um Grupo Aéreo de Ataque está embarcado. O destacamento aéreo pode ser composto por até 36 caças furtivos F-35B Lightning II e quatro helicópteros AW101 Merlin.
“Superamos com entusiasmo os obstáculos, e agora somos um porta-aviões de ataque completamente operacional, pronto com 30 dias de antecedência para atender operações em todo o mundo”, disse o Capitão Steve Higham, Comandante do HMS Prince of Wales.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO