Histórico de acidentes e incidentes com os V-22 Osprey dos EUA. Equipes de resgate do Japão e dos Estados Unidos ainda seguem nas buscas aos sete militares desaparecidos no acidente com um CV-22 Osprey da USAF, ocorrido na última quarta-feira (29/11) no mar da costa japonesa (saiba mais). Apenas o corpo de um dos oito tripulantes foi localizado.
Foram retirados do mar, alguns destroços da aeronave da 353ª Ala de Operações Especiais (353rd SOW) sediada na Base Aérea de Yokota, nos arredores de Tóquio. Enquanto isso, investigadores militares já iniciaram as análises para tentar identificar o motivo de mais um acidente com este modelo de aeronave das Forças Armadas Americanas.
No últimos dois anos, foram quatro acidentes com os Osprey, totalizando 13 militares mortos, incluindo o acidente mais recente no Japão. Este foi o primeiro acidente desde 2010 envolvendo a versão CV-22 da USAF, um modelo produzido em conjunto pela Boeing e a Bell da Textron.
Em serviço desde 1999 no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) com a versão MV-22, essas aeronaves conhecidas como “tiltrotor” podem variar o ângulo das naceles dos motores para pousar e decolar como um helicóptero e voar em rota como um avião convencional com asas fixas.
Durante o desenvolvimento do Osprey, ocorreram os primeiros acidentes fatais. Mesmo assim, o projeto foi levado adiante por sua maior velocidade e versatilidade, especialmente em missões de transporte de tropas e feridos em combate, normalmente realizada por helicópteros convencionais.
Os USMC e a Marinha Americana operam a grande parte da frota de centenas de Osprey. As Forças Especiais da USAF receberam o primeiro CV-22 em 2007, e os utilizam para deslocamento de militares e suprimentos para áreas onde aviões de asas fixas não conseguem chegar.
Conforme as informações oficiais, os CV-22 da USAF tem capacidade para transportar até 32 militares ou cerca de 10.000 libras (4.5 toneladas) de carga, sendo armadas com metralhadora calibre .50. A frota da USAF é de aproximadamente 50 aeronaves, que tem o valor unitário de US$ 90 milhões (dados de 2020).
A aeronave envolvida no acidente é uma das seis que pertenciam ao 353rd SOW de Yokota, Unidade foi ativada em 2019 para aumentar a presença militar dos EUA no Pacífico.
De acordo com uma reportagem de Air Force Times, os avanços tecnológicos trazidos pelos V-22 chegaram junto com preocupações sobre a longevidade e segurança dessas aeronaves. “A prontidão do CV-22 me mantém acordado à noite. Não é o que precisa ser. É uma plataforma difícil de manter”, disse em 2019 o então Coronel Dale White, supervisor da USAF para o programa V-22.
Que problemas o Osprey enfrentou ultimamente?
Uma combinação de erros humanos e falhas mecânicas contribuíram para os frequentes acidentes que vitimaram vários militares. O mais recente foco resolveu um problema no sistema de transmissão dos motores, ou HCE (“Hard Clutch Engagement”).
No ano passado, o Comando de Operações Especiais da USAF (AFSOC) retirou de operação temporariamente todos os seus Ospreys após relatos de incidentes e falhas no sistema de embreagem, que leva à assimetria de potência dos enormes motores. Essa assimetria faz a aeronave balançar perigosamente.
Este foi o motivo do acidente com um MV-22 dos USMC em junho de 2022 na Califórnia, que matou cinco fuzileiros navais.
Em fevereiro deste ano, o Escritório do Programa Conjunto V-22 – órgão conjunto que administra a frota das três Forças – aterrou um número não revelado de Ospreys com mais de 800 horas de voo para substituir componentes relacionados ao HCE. Após isso, o Escritório afirmou ter reduzido em 99% a probabilidade dessas falhas voltarem a ocorrer.
“Entre 3 de fevereiro e 19 de julho de 2023, foram realizadas mais de 22.258 horas de voo com zero eventos HCE”, disse o Escritório Conjunto em um comunicado emitido em julho. No mês seguinte, três fuzileiros navais morreram em um acidente com um Osprey na Austrália. O USMC ainda investiga este acidente.
Histórico de acidentes e incidentes com os V-22 Osprey dos EUA:
Outubro de 2023: um fuzileiro naval ficou ferido depois que um MV-22B do USMC fez um pouso forçado em um evento de treinamento em Nevada. “Avaliações iniciais indicam que o incidente provavelmente não foi de natureza mecânica”, disse um porta-voz do Corpo de Fuzileiros Navais em outubro.
Setembro de 2023: três Ospreys do USMC foram desviados das rotas programadas em uma única semana devido a “indicações no cockpit”. Em comunicado, o USMC disse que os avisos não pareciam ser causados por problemas de HCE.
Outubro de 2022: O motor de um Osprey do Corpo de Fuzileiros Navais pegou fogo durante o treinamento na Estação Aérea Miramar, Califórnia. Ninguém ficou ferido.
Verão de 2022: aeronave CV-22 Osprey do AFOSOC enfrenta dois problemas relacionados a falha de HCE.
Setembro de 2017: dois militares ficaram feridos quando um fuzileiro naval MV-22B fez um pouso forçado na Síria.
Agosto de 2017: três fuzileiros pereceram na queda de um MV-22B Osprey em Queensland, Austrália.
Maio de 2015: Oficiais do USMC determinaram que as decisões tomadas pelos pilotos em condições de baixa visibilidade contribuíram para um acidente do MV-22B Osprey no Havaí que deixou dois mortos e mais 20 feridos.
Outubro de 2014: um fuzileiro naval morreu ao saltar de um Osprey MV-22B que quase caiu logo após decolar de um navio de assalto anfíbio. O Pentágono reclassificou a morte como tendo ocorrido em apoio ao esforço militar para combater o grupo Estado Islâmico, tornando-o a primeira vítima oficial da Operação Inherent Resolve.
Junho de 2012: cinco aviadores ficaram feridos quando um CV-22 foi desestabilizado pela esteira de outro Osprey perto de Hurlburt Field, Flórida.
Abril de 2012: dois fuzileiros navais morreram e dois ficaram gravemente feridos quando um MV-22 Osprey caiu em uma área de treinamento militar durante um exercício bilateral no Marrocos.
Abril de 2010: um acidente do CV-22 Osprey perto de Qalat, no Afeganistão, matou quatro pessoas e feriu 16 dos 20 a bordo.
Abril de 2000: um acidente do MV-22 Osprey no Aeroporto Regional de Marana, no Arizona, matou 19 fuzileiros navais.
Fonte: AFT
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