Helicóptero Z-20 entrou em serviço na Força Aérea Chinesa. Imagens divulgadas nas redes sociais chinesas, mostram o helicóptero utilitário Z-20, pela primeira vez em serviço na Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAAF). O Z-20 foi visto escoltado por dois helicópteros de ataque Z-10 na sua chegada em Hong Kong.
A aeronave foi vista durante a 25ª rotação de tropas na Guarnição do PLA Hong Kong, realizada na última segunda-feira (29/08), em uma ação que envolveu a movimentação de militares do Exército, navios da Marinha e helicópteros da Força Aérea. A informação foi divulgada oficialmente pelo comando da Guarnição do PLA Hong Kong.
Esta é a primeira confirmação oficial de que o Z-20 entrou em serviço na PLAAF, bem como sua primeira implantação na Guarnição do PLA Hong Kong. Até agora o novo helicóptero produzido localmente já estava havia sido implantado no Exército, Marinha e Forças Policiais. Ao contrário das versões do Exército e da Polícia, que são pintadas em verde escuro, o Z-20 da PLAAF recebeu uma camuflagem cinza claro, similar a versão naval da Marinha.
Especialistas militares chineses afirmam que o Z-20 será produzido “aos milhares”, se tornando o helicóptero utilitário padrão das forças armadas chinesas em pouco tempo. Estima-se que sua produção pode alcançar entre 2.000 a 3.000 unidades.
Com design muito similar ao norte-americano Sikorsky S-70 Black Hawk, o chinês Z-20 foi projetado para ser um helicóptero utilitário com capacidades para missões de transporte tático, assalto, patrulha, resgate e guerra antissubmarino, entre outras.
Fonte: Global Times
@FFO