• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
1

Helicóptero AH-1Z da Marinha Americana estabeleceu primeira conexão de dados em voo

9 de junho de 2021
Helicóptero AH-1Z da Marinha Americana estabeleceu primeira conexão de dados em voo (Foto: Joy Shrum/NAVAIR)

Helicóptero AH-1Z da Marinha Americana estabeleceu primeira conexão de dados em voo. Um helicóptero de ataque AH-1Z “Viper” da Marinha dos Estados Unidos (USN – US Navy), estabeleceu pela primeira vez uma conexão de dados com uma estação terrestre, usando o Link 16 e o Advanced Networking Wideband Waveform (ANW2) embarcados. A informação foi divulgado em 07 de junho, pelo Naval Air Systems Command (NAVAIR).

Este novo recurso está disponível no pacote de Interoperabilidade Digital (DI), e inclui canais de dados via Link 16 e ANW2, e um gateway para compartilhar informações em várias redes. Além disso, a suíte inclui um novo mapa digital móvel, permitindo a exibição dessas informações em um display das aeronaves. A suíte DI também moderniza a maneira de como os dados são trocados com a plataforma H-1.

“A H-1 tem décadas de experiência no campo de batalha, e evoluiu para combater em vários ambientes. A integração desses links de dados se alinha com a capacidade de adaptação dessa plataforma às ameaças em constante mudanças”, dsse o Coronel Vasilios Pappas, Gerente do Programa do Escritório USMC H-1 Light/Attack Helicopters (PMA-276).

O Link 16 e o ​​ANW2 permitem que os helicópteros AH-1Z compartilhem rapidamente informações com outros sistemas de armas, forneça maior consciência situacional, acelere a cadeia de combate e aprimore a capacidade de sobrevivência, com objetivo primordial de neutralizar as ameaças nas operações militares.

Durante o voo de aproximadamente uma hora, conduzido pelo Air Test and Evaluation Squadron (HX) 21, os pilotos utilizaram um rádio Manpack PRC-117G multibanda de rede, para se comunicar com o Mobile Systems Integration Lab, localizada no Naval Air Warfare Center Aircraft Division (NAWCAD), afim de validar a conexão segura com a suíte da aeronave.

“O voo foi um sucesso e saiu exatamente como esperado. Ainda há muito trabalho a ser feito antes da integração da frota, mas foi um passo importante na direção certa para obter uma capacidade necessária para os esquadrões HMLA [Marine Light Attack Helicopter]”, disse o Capitão Jason Grimes do USMC, piloto do Projeto do H-1 com o HX-21.

A suíte DI inclui um novo rádio, processador e software do computador de missão para integrar as informações desse novo link de dados em uma nova interface de mapa digital. Essa capacidade permite que o AH-1Z troque dados críticos diretamente com outras aeronaves do Corpo de Fuzileiros Navais (USMC) e da Marinha (USN).

Os testes de voo no AH-1Z continuarão durante o verão, com integração inicial da frota esperada em 2022. Além disso, o programa está trabalhando com a indústria e o HX-21 para testar em voo a mesma suíte DI no UH-1Y Venom no final desta primavera.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login