USMC: AH-1Z e UH-1Y ultrapassam 400 mil horas de voo. O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC – US Marine Corps) informou que sua frota mista “H-1”, composta pelo Bell AH-1Z Viper e pelo Bell UH-1Y Venom ultrapassaram a expressiva marca de 400 mil horas de voo em abril. A frota mista “H-1” de helicópteros destinada a cumprir missões de ataque e utilitárias foi implantada no Marines em 2010. A produção da versão UH-1Y começou em 2009, tendo sido entregues até abril de 2018 um total de 160 unidades. Já a produção dos 189 para o USMC ainda está em curso e deverá ser concluída até o final de 2022.
“Alcançar esse marco é o culminar de milhares de horas de trabalho de pilotos, mantenedores, engenheiros, equipes de teste e parceiros da indústria. É um verdadeiro esforço de equipe. Os helicópteros H-1s em todas as versões, já servem os fuzileiros a seis décadas. Com a integração de novas capacidades, os H-1s continuarão a apoiar os fuzileiros nas próximas décadas”.
Coronel Vasilios Pappas – Gerente do programa PMA-276.
O Corpo de Fuzileiros Navais prevê operar a dupla “H-1” até 2040 e, para isto, planeja manter a capacidade crítica e de relevância de combate por meio da interoperabilidade digital, capacidade de sobrevivência e letalidade em um campo de batalha em constante evolução.
“Atualmente, um novo esforço de interoperabilidade digital (DI – Digital Interoperability) o que inclui o sistema Link 16, atualmente em teste”, disse Pappas. “Esta capacidade é vital para o Corpo de Fuzileiros Navais e permite que as informações sejam compartilhadas entre as plataformas. em tempo real”
O esforço de DI é apenas um aprimoramento para garantir que as plataformas “H-1” mantenha sua vantagem tecnológica e capacidade de combate ao longo de sua vida útil.
O PMA-276 gerencia a aquisição, desenvolvimento, apoio, entrega e retirada de serviço das aeronaves de asas rotativas que cumprem missões de apoio aéreo aproximado, escolta armada, ataque a blindados, reconhecimento visual armado e de sistemas de programas de apoio de fogo.
@CAS