Grob inicia entrega de mais dois G120TP para Força Aérea Equatoriana. Os dois últimos monomotores Grob G120TP adquiridos pela Força Aérea Equatoriana (FAE), iniciaram um longo voo de translado da Europa para a América do Sul. Eles fazem parte de um lote inicial de oito turboélices de treinamento comprados pelo governo equatoriano do fabricante de aeronaves alemão.
As aeronaves iniciaram o “ferry flight” no Aeroporto de Memmingen, na Alemanha, em 20 de janeiro, ostentando matrículas temporárias civis alemãs, D-EGAQ (c/n 11173 ) e D-EGAR (c/n 11174 ). Até chegar no seu destino final, a Base Aérea Ulpiano Paez, em Salinas, Equador, os dois G120TP deverão fazer algumas escalas técnicas (e pernoites) em aeroportos na Grã-Bretanha, Islândia, Gronelândia, Canadá, Estados Unidos e América Central.
Os primeiros Grob G120TP chegaram no Escuadrón de Entrenamiento Aéreo 2411 “Linces”, da Academia de Aviação Militar “Cosme Renella” da FAE, em setembro do ano passado. Para o treinamento dos pilotos militares equatorianos, a Academia possui uma frota de aeronaves Diamond DA20C1, A150L Aerobat e Cessna T-41A/D Mescalero, além dos G120TP.
Equipadas com um motor turboélice Rolls Royce 250-B17F de 456 hp (340 kW) e hélice de 5 pás, o Grob Aircraft C120 TP possui avançados aviônicos em uma cabine digital, e poe voar até uma altitude máxima de 25.000 pés. A aeronave está atualmente em serviço para as forças armadas da Argentina, Canadá, Alemanha, França, Israel e México.
O contrato original entre o governo equatoriano e a Grob Aircraft previa a compra de oito aeronaves, com opção para oito unidades adicionais, porém não se sabe se essa opção foi adotada.
Fonte: Scramble Magazine
@FFO