A Fuerza Aérea Ecuatoriana (FAE) recebeu em 9 de setembro seus três primeiros Grob Aircraft G120TP de um total de oito encomendas em 17 e dezembro de 2020. O contrato assinado pela FAE com a Grob também inclui um simulador de voo, estações de planejamento, além de apoio logístico.
As aeronaves – ainda com matrículas de fábrica D-EGAQ, D-EGAR e D-ETPU, fizeram um longo translado em voo desde o desde a fábrica em Tussenhausen-Mattsies (Alemanha) até chegarem à sua Base Aérea Ulpiano Paez, em Salinas, sede da Academia de Aviação Militar “Cosme Renella”. Lá os G120TP se juntaram a uma frota de aeronaves Diamond DA20C1, A150L Aerobat e Cessna T-41A/D Mescalero, responsáveis pela formação dos pilotos da FAE.
O G 120 TP é uma aeronave acrobática de treinamento, movida por um motor turboélice Rolls Royce 250-B17F de 456 hp (340 kW) com a hélice de 5 pás. Ele tem um teto de 25.000 pés e possui uma cabine digital. A aeronave está atualmente em serviço para as forças armadas da Argentina, Canadá, Alemanha, França, Israel e México.
@CAS