Grécia: Rafale, F-16 Viper e agora o F-35?. No próximo dia 19 de janeiro, a 114ª Ala de Combate (114 Pteriga Machis) da Força Aérea Helênica (HAF), sediada na Base Aérea de Tanágra, receberá os seus primeiros seis caças multifuncionais Dassault Rafale. As aeronaves, dois biplaces (DG) e quatro monoplaces (EG), serão operadas pelo 332º Esquadrão “Geraki” (Águia), que atualmente voa o Dassault Mirage 2000EG/BG, os quais deverão ser aposentados em meados deste ano, depois de 34 anos em serviço.
Em janeiro de 2021, a HAF encomendou doze Rafale ex-Armée de l’Air et de l’Espace da França (AAE), além de seis novos de fábrica. Em setembro de 2021, o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis anunciou a encomenda de seis Rafales adicionais, totalizando 24 caças.
Recentemente a Grécia recebeu a aprovação do Conselho de Defesa do Congresso dos Estados Unidos, para a aquisição de caças de quinta geração Lockheed Martin F-35A Lightining II.
A publicação da autorização após a reunião da Lei de Autorização de Defesa Nacional do Congresso (NDAA) para o ano fiscal de 2022, diz que “O Presidente [dos EUA] tem a aprovação do Congresso para agilizar a futura entrega da aeronave F-35 para a Grécia, uma vez que este país esteja preparado para assumir essa aquisição nos termos e condições necessários, de acordo com os requisitos de certificação da seção 36 da Lei de Controle de Exportação de Armas”.
O NDAA contém as leis federais dos Estados Unidos que especificam o orçamento anual e as despesas do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD), então isso abre as portas para a Grécia adquirir o caça de quinta geração.
Em janeiro de 2020, o Ministro da Defesa grego, Nikos Panagiotopoulos, revelou o interesse da Grécia em adquirir 24 caças F-35A Lightning II. Na ocasião, o país não recebeu a aprovação das autoridades norte-americanas, o que agora foi aceita.
Com a aquisição do F-35A, combinada com a atualização em execução de 84 Lockheed Martin F-16C/D para o padrão F-16V, e a entrega dos caças Rafale, eleva a Força Aérea Helênica para o topo das forças da OTAN , em termos de capacidade.
Fonte: Scramble Magazine
@FFO