Grécia assina a compra de 18 Rafales com a Dassault. Hoje – 25/01 foi dado em passo decisivo para equipar a Hellenic Air Force ou Força Aérea da Grécia com o caça multifuncional Dassalt Rafale. Neste segunda-feira, o Diretor-Geral de Armamentos e Investimentos do Ministério da Defesa da Grécia – Theodoros Lagios e Presidente e CEO da Dassault Aviation – Eric Trappier, assinaram um contrato relativo à aquisição de 18 Rafale para Hellenic Air Force, que contempla um contrato de apoio logístico e treinamento. O contrato havia sido aprovado em 14 de janeiro de 2020 pelo parlamento Grego, que autorizou o investimento de US$ 3 bilhões.
O pedido inclui 12 aeronaves ex-Força Aérea Francesa (Armée de l’Air) e seis novas, produzidos na fábrica da Dassault Aviation. País europeu e membro da NATO, a Grécia é um importante aliado estratégico da França, o que facilitou a negociação.
A cerimónia de assinatura teve lugar em Atenas na presença da Sra. Florence Parly, Ministra das Forças Armadas da França, e do Sr. Nikolaos Panagiotopulos, Ministro da Defesa Nacional da Grécia.
A fim de atender à necessidade urgente das autoridades gregas, as entregas de aeronaves começarão a partir do verão de 2021 (julho) se estendendo por dois anos. As primeiras aeronaves, naturalmente, serão as oriundas do Armée de l’Air, com as últimas seis sendo as novas de fábrica. Porém antes de entregues os Rafales franceses passarão com uma revisão com apoio da Dassault.
A chegada do Rafale à Força Aérea Helênica de certa forma é uma resposta a Turquia, ao seu eterno rival na região do mar Egeu, em uma época de crescentes tensões.
Já o contrato de suporte logístico apoiará a atividade aérea do Rafale grego por quatro anos e meio, enquanto mantém a disponibilidade de equipamentos e sistemas ao mais alto nível.
Os Gregos também estão negociando a compra de um lote de F-35A. Assim como o Mirage F1 em 1974, o Mirage 2000 em 1985 e finalmente o Mirage 2000-5 em 2000, o Rafale é uma nova oportunidade de cooperação com a indústria aeronáutica grega que deve durar mais 45 anos.
“A Grécia é um parceiro europeu líder, um membro importante da OTAN e um parceiro privilegiado da França, ao lado do qual a Dassault Aviation se manteve firme por mais de quarenta e cinco anos. A continuidade da nossa presença na Grécia, mesmo nos momentos mais difíceis, é a prova da qualidade desta relação. É por isso que estou orgulhoso e feliz de assinar este contrato hoje, que simboliza a continuação do compromisso assumido pela Dassault Aviation desde 1974 com a Grécia. Agradeço às autoridades gregas que renovaram a sua confiança em nós. Garanto-lhes nossa total mobilização para atingir os objetivos traçados”.
Eric Trappier – CEO da Dassault Aviation
@CAS