Governo argentino esclarece a notícia da compra de caças JF-17. O Ministério da Defesa da Argentina (MDA), publicou uma nota oficial hoje (21/09), esclarecendo as notícias divulgadas sobre a aquisição de caças sino-paquistaneses PAK JF-17A/B Bloco III.
A notícia da “compra do caça paquistanês” se espalhou pela internet, o que levou ao governo argentino a emitir a nota de hoje, informando que não há processo de compra com nenhum fabricante, e que avalia cinco possibilidades.
Em seu site, o Ministério da Defesa da Argentina informou:
“O Ministério da Defesa informa que, por meio de Nota de Autorização de Operações de Crédito Público, solicitou a inclusão no Orçamento de 2022 da autorização para gestão de crédito de até US$ 664 milhões para aquisição de caças polivalentes, para vigilância e controle do espaço aéreo.
Desta forma, este ministério esclarece que não foi emitida a compra de aeronaves supersônicas de qualquer origem, e está em fase de avaliação técnico-econômica e financeira de cinco alternativas.”
Lembrando o caso. Em 17/09, o site paquistanês Pakistan Strategic Forum (PSF) publicou a notícia que teve acesso à um documento enviado ao Congresso com a informação sobre a intenção do governo argentino em adquirir 12 caças PAC JF-17A/B Bloco III Thunder do Paquistão. A AEROSINT Division PSF (conta no Twitter da PSF) publicou que o governo argentino teria incluído no orçamento de 2022 um financiamento no valor de US$ 664 milhões para a aquisição de 10 JF-17 Bloco III “A” monoplaces e dois “B” biplaces.
@FFO