• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Argentina deverá comprar 12 caças supersônicos JF-17 Bloco III do Paquistão

17 de setembro de 2021
Argentina deverá comprar 12 caças supersônicos JF-17 Bloco III do Paquistão (Foto: PAF).

Argentina deverá comprar 12 caças supersônicos JF-17 Bloco III do Paquistão. A Argentina deverá comprar 12 caças PAC JF-17A/B Bloco III Thunder do Paquistão, de acordo com um projeto de orçamento apresentado ao Congresso Nacional. A informação foi divulgada hoje (17/09), nas redes sociais do site paquistanês Pakistan Strategic Forum (PSF).

De acordo com a AEROSINT Division PSF (conta no Twitter da PSF), o governo argentino teria incluído no orçamento de 2022, e enviado ao congresso nacional, um financiamento no valor de US$ 664 milhões para a aquisição de 12 caças PAC JF-17A Bloco III do Paquistão. Seriam 10 aviões “A” monoplaces e dois “B” biplaces para treinamento e conversão de pilotos.

Recentemente noticiamos aqui no site da RFA que uma delegação chinesa visitou a Argentina, com objetivo de discutir a cooperação em defesa e a proposta de oferecer os caças PAC/CAC JF-17 Thunder para equipar a Força Aérea Argentina (FAA). Na ocasião surgiram boatos sobre o fornecimento de um lote de 12 aeronaves de combate, o que agora parece estar se concretizando.

Após a aposentadoria dos Dassault Mirage III em 2015, a Força Aérea Argentina ficou sem um vetor supersônicos de defesa aérea, e desde então tem usado meia dúzia de aeronaves de ataque A-4AR FightingHawk para este fim. O governo vem tentando adquirir novos jatos, mas as negociações esbarram na falta de orçamento e no bloqueio britânico para fornecimento de equipamentos militares para o país sul-americano. Recentemente Londres vetou um negócio entre a Argentina e a Coréia do Sul, envolvendo caças KAI FA-50, levando ao Ministro da Defesa argentino considerar a medida como “orgulho imperial britânico”.

Protótipo do JF-17 Bloco III no voo inaugural em dezembro de 2019. A versão aprimorada do Thunder deverá ser comprada pela Argentina (Foto: CAC/PAC).

As duas nações mantêm relações amistosas há algum tempo, com uma estreita cooperação em vários campos, além de um consenso em algumas questões internacionais. O Paquistão votou a favor de uma resolução da ONU que cita a “continuidade do colonialismo no mundo atual, como incompatível com o ideal de paz universal”, o que é relevante para a questão conturbada das Ilhas Malvinas/Falklands.

O caça supersônico de geração 4+ PAC/CAC JF-17 Thunder é um projeto sino-paquistanês produzido em conjunto pela Pakistan Aeronautical Complex (PAC) e Chengdu Aircraft Corporation (CAC), com 58% dos componentes fabricados no Paquistão e 42% na China. O Thunder alcança velocidades próximas a Mach 1.8, com um raio de combate de até 1.350 km, podendo ser armado com mísseis ar-ar guiados, ar-solo, bombas e canhões. Atualmente o JF-17 é operado pelo Paquistão, que possui mais de 130 unidades, Mianmar com 16 jatos, e pela Nigéria, que recebeu as três primeiras aeronaves recentemente.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login