Gabão recebeu novo Airbus C295W dias antes do golpe de estado. A Força Aérea do Gabão, ou Armée de l’Air Gabonaise (GAF), recentemente recebeu seu novo Airbus C295W. A aeronave, matrícula TR-KJF (número de construção 219), teria pousado em Libreville, capital do Gabão, no início do mês passado.
Os dados de rastreamento dos sites indicam que a aeronave teria deixado as instalações da Airbus em Sevilha, Espanha, no dia 08 de agosto, e pousado no país africano em 11 de agosto, poucos dias antes do golpe militar que retirou o presidente Ali Bongo Ondimba do poder em 30 de agosto.
A rapidez com que a aeronave foi entregue pela Airbus chamou a atenção. Em julho deste ano surgiu a informação que o governo gabonês, então liderado pelo presidente Ali Bongo, estaria assinando a compra do bimotor multimissão, em um negócio de US$ 52 milhões. Segundo especialistas, o valor do contrato comprometeu cerca de 20% do orçamento nacional de defesa do país africano (leia mais aqui).
A Armée de l’Air Gabonaise tem na sua frota um CASA CN235M, um C-130H, três L-100 Hércules, um ATR 42 e um Falcon 900, esses dois último para transporte VIP. Além disso possui um helicóptero Puma, três helicópteros Gazelles, seis antigos caças Mirage F1 AZ (ex-Força Aérea Sul-Africana) e, dois MB326 Impalas para treinamento de pilotos. A Guarda Republicana possui dois helicópteros EC135T2+, dois EC120B e um EC225LP Super Puma. Após o golpe de estado, a situação dessas aeronaves é desconhecida.
Fonte: Military Africa
@FFO