Gabão deverá comprar um Airbus C295M. O Gabão estaria perto de assinar um contrato com a Airbus para a aquisição de um bimotor de transporte C295M. Para isso, o presidente Ali Bongo Ondimba deu luz verde para o governo captar um empréstimo no exterior, com o objetivo de adquirir o avião multimissão para a Força Aérea do Gabão (GAF).
“O projeto de texto aprovado em conformidade com o artigo 47º da Constituição, autoriza o estado do Gabão a contrair um empréstimo no valor de € 47.676.067,00. Esse fundo específico será usado pelo governo do Gabão para comprar uma aeronave CASA C295 MTA, a fim de aprimorar as funcionalidades operacionais da Força Aérea”, informou o comunicado emitido após a reunião do conselho presidencial realizada em 26 de junho passado.
Não foi informado quando o contrato com a fabricante será assinado, portanto não há nenhum cronograma sobre a entrega do C295M ao Gabão. De acordo com informações, a compra desta aeronave constitui aproximadamente 20% do orçamento de defesa de 2023 do país africano.
Atualmente a GAF possui um CASA CN235M (matrícula TR-KJE) adquirido em 1991 e operado pelo Esquadrão de Transporte Leve, sediado na Base Aérea 01 de Lebreville. A GAF ainda dispõem de um C-130H e três L-100 Hércules no Esquadrão de Transporte Pesado.
Fonte: Military Africa
@FFO