GA-ASI entrega o 1º Protector RG Mk1 ao UK MoD. A General Atomics-Aeronautical Systems (GA-ASI) entregou a primeira aeronave remotamente pilotada (RPAS – Remotely Piloted Aircraft System) Protector RG Mk1 ao Ministério da Defesa do Reino Unido (UK MoD). A transferência oficial de propriedade do RPAS da GA-ASI para o MoD foi concluída no mês passado na planta de Desert Horizon da empresa em El Mirage, Califórnia, EUA.
Matriculado PR005, ele foi aceito pela unidade de compras do MoD, através do vice-marechal do ar Simon Ellard, diretor do Defence Equipment and Support (DE&S). A entrega o ocorre após a conclusão bem-sucedida dos procedimentos de teste de aceitação (ATP — acceptance test procedures) de dois meses da aeronave, realizados em conjunto pelo MoD e GA-ASI.
A ATP envolveu várias inspeções e avaliações no hardware do RPAS em conformidade com os requisitos funcionais e técnicos britânicos. O comodoro sênior responsável pelo programa da Royal Air Force (RAF), Alex Hicks, disse: “A aeronave será usada para treinar técnicos da RAF, antes da chegada da primeira aeronave ao Reino Unido no próximo ano”.
A aeronave RG Mk1 será operada sob uma licença militar do Reino Unido. Irá operar nos EUA para realizar o programa de treinamento inicial antes de sua entrega final à RAF Waddington em 2023. O RPAS está sendo testado de acordo com os padrões de certificação de segurança da OTAN e do Reino Unido que permitirão que a aeronave opere no espaço aéreo civil. Essa certificação marcará a liberação operacional total da aeronave, que deve ser alcançada até 2024.
A Royal Air Force (RAF) revelou que o No. 31 Squadron – ‘Goldstars’ e No. 13 Squadron – ‘The Stabbed Cats’ serão as unidades que vão operar o Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (RPAS — Remotely Piloted Air Systems) RG Mk1 Protector, a versão britânica do General Atomics Aeronautical Systems Inc (GA-ASI) MQ-9B SkyGuard. Ambos são sediados na RAF Waddington.
O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) assinou um contrato com a GA-ASI para aquisição de 16 Protetores RGMk1 (MQ-9B). Em 2020, os três primeiros foram encomendados na chamada primeira fase da aquisição. Em julho de 2021, o MoD assinou e confirmou mais 13 Protectors fechando o lote de 16 unidades para a RAF.
O RPAS Protector RGMk1, que na prática é um UCAS — Unmanned Combat Aircraft System, foi projetado para fornecer capacidade crítica ISR e ISTAR para a RAF, sendo equipado com um conjunto de sensores e armas de precisão, que incluem o míssil Brimstone e bombas guiada a laser Paveway IV. A frota será operada a partir da RAF Waddington, com a primeira aeronave prevista para ser entregue em 2023.
@CAS