U.S. Air Force aircraft line up on the runway during a capabilities demonstration at Kadena Air Base, Japan, Nov. 22, 2022. Similar training is routinely conducted at U.S. Air Force bases across Japan and around the globe to ensure Airmen’s readiness to respond to a range of potential contingencies. (U.S. Air Force photo by Senior Airman Jessi Roth)
FOTOS: USAF realiza Elephant Walk em Kadena no Japão. A USAF reuniu 36 aeronaves para um “Elephant Walk” na Base Aérea de Kadena, no Japão, em uma demonstração de poder aéreo. A exibição ocorreu em 22/11, data da reunião do Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd J. Austin III, com o Ministro da Defesa da China, general Wei Fenghe, no Camboja. No encontro, Austin pediu que a China se abstivesse de fazer novas ações desestabilizadoras em relação a Taiwan.
A demonstração de poder aéreo da USAF envolveu seis tipos de aeronaves atualmente estacionadas em Kadena AFB. Conforme as imagens distribuídas o elephant walk reuniu: 23 caças F-15C Eagle, oito F-22 Raptor, dois helicópteros HH-60G Pave Hawk, um KC-135 Stratotanker, um E-3 Sentry (AWACS) e um RC-135 Rivet Joint.
Quase todas as aeronaves participantes eram da 18th Air Wing de Kadena, que possui cerca de 80 aeronaves. Por sua vez, os F-22 Raptor são da 3rd Air Wing da Base Conjunta Elmendorf-Richardson, no Alasca, que foram recentemente implantados no Japão, depois que a USAF confirmou a retirada dos 48 F-15C/D Eagle (detalhes aqui).
A Base Aérea de Kadena, na ilha de Okinawa, é o destacamento da USAF mais próximo de Taiwan, a cerca de 720 km de distância. Pequim considera a Ilha de Taiwan parte de seu território, motivo do aumento das tensões com Washington.
Na recente reunião entre Austin e Wei, foram levantadas as preocupações dos EUA com o comportamento cada vez mais intenso das manobras do Exército Chinês na região, o que aumenta o risco de um incidente imprevisto.
O termo “Elephant Walk” (“Caminhada do Elefante”) remonta à Segunda Guerra Mundial, quando os bombardeiros aliados se reuniam para a decolagem simultânea. Atualmente, esse exercício se tornou uma forma de demonstrar poder e capacidade de combate.
@FFO