FOTOS: USAF realiza Elephant Walk em Kadena no Japão. A USAF reuniu 36 aeronaves para um “Elephant Walk” na Base Aérea de Kadena, no Japão, em uma demonstração de poder aéreo. A exibição ocorreu em 22/11, data da reunião do Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd J. Austin III, com o Ministro da Defesa da China, general Wei Fenghe, no Camboja. No encontro, Austin pediu que a China se abstivesse de fazer novas ações desestabilizadoras em relação a Taiwan.
A demonstração de poder aéreo da USAF envolveu seis tipos de aeronaves atualmente estacionadas em Kadena AFB. Conforme as imagens distribuídas o elephant walk reuniu: 23 caças F-15C Eagle, oito F-22 Raptor, dois helicópteros HH-60G Pave Hawk, um KC-135 Stratotanker, um E-3 Sentry (AWACS) e um RC-135 Rivet Joint.
Quase todas as aeronaves participantes eram da 18th Air Wing de Kadena, que possui cerca de 80 aeronaves. Por sua vez, os F-22 Raptor são da 3rd Air Wing da Base Conjunta Elmendorf-Richardson, no Alasca, que foram recentemente implantados no Japão, depois que a USAF confirmou a retirada dos 48 F-15C/D Eagle (detalhes aqui).
A Base Aérea de Kadena, na ilha de Okinawa, é o destacamento da USAF mais próximo de Taiwan, a cerca de 720 km de distância. Pequim considera a Ilha de Taiwan parte de seu território, motivo do aumento das tensões com Washington.
Na recente reunião entre Austin e Wei, foram levantadas as preocupações dos EUA com o comportamento cada vez mais intenso das manobras do Exército Chinês na região, o que aumenta o risco de um incidente imprevisto.
O termo “Elephant Walk” (“Caminhada do Elefante”) remonta à Segunda Guerra Mundial, quando os bombardeiros aliados se reuniam para a decolagem simultânea. Atualmente, esse exercício se tornou uma forma de demonstrar poder e capacidade de combate.
@FFO