Força Aérea Uruguaia capacitada para reabastecimento em voo. Entre os dias 27 e 30 de junho, a Fuerza Aérea Uruguaya (FAU) realizou o exercício “TANQUE 2022”, com inéditas missões de reabastecimento em voo (REVO) realizadas entre os KC-130H Hércules do Escuadrón Aéreo N.º 3 (Transporte) e os Cessna A-37B Dragonfly do Escuadrón Aéreo N.º 2 (Caza). Esta foi a primeira vez na história que a FAU realizou missões REVO entre suas aeronaves.
Sediado na II Brigada Aérea (Durazno), o Exercício TANQUE teve como objetivo qualificar operacionalmente os tripulantes de KC-130H e de A-37B para missões de reabastecimento em voo no espaço aéreo uruguaio.
Em dezembro de 2020, o Uruguai recebeu dois KC-130H (FAU 594 e FAU 595), adquiridos do Ejército del Aire de Espanha. Com a chegada dessas aeronaves, a FAU passou a ser equipada para realizar missões REVO dos seus vetores de caça Cessna A-37B.
O bimotor “Dragonfly” é uma aeronave de ataque ao solo, impulsionado por dois motores G&E J85-17A, autonomia de três horas e velocidade máxima de 770 km/h. No Uruguai eles compõem a primeira linha da defesa aérea do país. Os A-37B são armados com metralhadoras fixas, Minigun GAU-2B/A, calibre 7,62 mm e capacidade de até 7.000 disparos por minuto.
A certificação da FAU atende os requisitos operacionais estabelecidos no manual da OTAN ATP-56C e, para atingi-la, contou com suporte e instrução de tripulantes argentinos de A-4AR do Grupo 5 de Caza e de KC-130H do Grupo 1 de Transporte Aéreo.
Agora o Uruguai alcança a capacidade de estender o alcance dos seus A-37B, além de oferecer reabastecimento em voo para aeronaves estrangeiras, em caso de solicitação do Sistema de Cooperación de las Fuerzas Aéreas Americanas.
Fonte:FAU
@FFO