Força Aérea Russa receberá dois Su-57 de série até o final do ano. A Fábrica da PJSC Company Sukhoi, do grupo UAC, deverá entregar até o final deste ano, dois Sukhoi Su-57 “Felon” da produção de série, para as Forças Aeroespaciais da Rússia (RF VKS). A informação foi divulgada pela agência de notícias russa RIA Novosti, na sexta-feira (11/06), citando uma fonte anônima da indústria aeronáutica.
“Até o final de 2021, a segunda e a terceira aeronaves de série, do caça de quinta geração Su-57, serão entregues às Forças Armadas da Federação Russa”, disse o interlocutor da agência, explicando que antes as aeronaves passarão por testes em Akhtubinsk.
A fonte ainda informou para a RIA Novosti que, no início deste ano havia um planejamento para a transferência de quatro caças para as Forças Aeroespaciais, o que não deverá acontecer.
O primeiro Sukhoi Su-57 “Felon” de série (matrícula 51002/01 Blue), foi entregue em 25 de dezembro do ano passado, para o 929 Centro Estatal de Testes de Voo do Ministério da Defesa da Federação Russa (929 GLITS MO RF), situado em Akhtubinsk. Todas as aeronaves e armamentos da aviação, antes de seguirem para unidades operacionais de combate, passam por vários testes no centro.
Segundo a fonte da RIA Novosti, ao contrário dos dois novos Su-57 que serão repassados para unidades de combate logo após a liberação do 929 GLITS, a primeira unidade de série não tem previsão de transferência.
Em 2019, o Governo da Federação Russa e a PJSC Company Sukhoi assinaram um contrato para o fornecimento de 76 caças deSu-57 Felon, prevendo a equipagem de três regimentos da aviação de combate com com essas aeronaves de quinta geração. Ainda que o primeiro voo tenha ocorrido em janeiro de 2010, o Felon foi declarado operacional apenas no ano passado, após um longo processo de desenvolvimento e certificação.