Força Aérea Italiana recebeu três Piaggio P.180 Avanti EVO+. A Piaggio Aerospace recentemente entregou três novos primeiros P.180 Avanti EVO+ para a Força Aérea Italiana, ou Aeronáutica Militare Italiana (AMI). A empresa foi contratada pelo governo italiano para fornecer 15 novos Avanti EVO+ para modernizar a frota das Forças Armadas.
Produzidos nas instalações da Piaggio no Aeroporto Riviera, em Villanova d’Albenga, nordeste da Itália, os três P.180 EVO+ foram entregues após concluir os testes em voo. As aeronaves serão integradas à frota da Escola de Treinamento de Transporte Aéreo (SATA) da AMI, sediada na Base Aérea de Pratica di Mare, nos arredores de Roma.
Versões mais antigas do bimotor Piaggio 180 Avanti I são abundantes na frota da Aeronáutica Militare, Exército e Marinha Italiana, além da Guarda Costeira, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e Bombeiros Florestais, entre outros departamentos e órgãos do governo italiano.
Comparado com a variante anterior, o novo Piaggio P180 Avanti EVO+ possui alcance estendido, maior razão de subida, menor consumo de combustível, baixo ruído, maior capacidade de carga útil, além de sistemas aprimorados e uma cabine executiva mais luxuosa. Além disso o EVO+ integra modernos aviônicos atualizados, além de novo sistema de frenagem com antiderrapante aprimorado.
Em 2019 o Ministério da Defesa italiano assinou a compra de nove aeronaves Piaggio Aerospace P180 Avanti EVO+ para as Forças Armadas, com um segundo pedido de seis unidades em 2021. Além disso, a fabricante irá modernizar parte da frota de antigos P.180 Avanti I que receberão a designação Avanti II+. A previsão é que até fevereiro de 2025 mais dois P.180 sejam entregues para as Forças Armadas, sendo um Avanti EVO+ e um Avanti II+.
@FFO