Força Aérea da Malásia recebeu dois helicópteros AW139 alugados. A Força Aérea Real da Malásia (TUDM – Tentera Udara Diraja Malaysia) recebeu no mês passado, os dois primeiros helicópteros Leonardo AW139 alugados de uma empresa privada. Eles substituirão temporariamente os Sikorsky S-61 “Nuri”, recentemente desativados.
No total, a TUDM irá receber quatro AW139 alugados da empresa privada Westar Aviation Services, que irão operar no Esquadrão Nº 3 por um prazo de até cinco anos. O contrato é do tipo GOCOM (Government-Operates-Company-Owns and Maintains), onde a manutenção das aeronaves é de responsabilidade da empresa arrendatária. Os dois helicópteros restantes deverão ser recebidos em 22 de fevereiro, e 22 de abril respectivamente.
O arrendamento das aeronaves está previsto até que o governo da Malásia adquira as 24 novas aeronaves, conforme o planejamento da TUDM. Serão dois lotes de 12 helicópteros, a ser comprados no 13º Plano da Malásia 2026-2030 (RMK13) e o RMK14 2031-2035. Após a desativação dos antigos S-61 “Nuri”, a frota da TUDM ficou baseada em apenas 12 Airbus H225M (EC-725), diante a uma necessidade de 36 aeronaves.
“Para atender as necessidades a curto prazo, o governo aprovou o arrendamento de quatro helicópteros AW139 de quatro a cinco anos. Para o plano de longo prazo, a TUDM espera ter mais 24 helicópteros para completar os 36 helicópteros necessários”, disse o Comandante-Geral da TUDM, Tan Sri Ackbal Abdul Samad, durante uma visita à Base Aérea de Butterworth.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO