• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Governo da Malásia segue interessado nos F/A-18 do Kuwait

15 de janeiro de 2022
Governo da Malásia segue interessado nos F/A-18 do Kuwait. F/A-18C KuAF 409 (Foto: LAKI Photography).
Governo da Malásia segue interessado nos F/A-18 do Kuwait. F/A-18C KuAF 409 (Foto: LAKI Photography).

Governo da Malásia segue interessado nos F/A-18 do Kuwait. Novamente o assunto da aquisição pela Malásia dos caças F/A-18C/D do Kuwait, volta à mídia. Desta vez o jornal malaio Berita Harian (BH) trás informações sobre as negociações entre ambos países.

De acordo com o periódico BH On Line, recentemente o Vice-ministro da Defesa da Malásia, Datuk Sri Ikmal Hisham Abdul Aziz, afirmou que o seu ministério ainda está interessado em obter as aeronaves do Kuwait. Aziz confirmou que existem negociações em “estágio inicial” em andamento com o governo kuwaitiano.

“Já levantei o assunto no Parlamento, sobre as necessidades de melhorar as capacidades de defesa aérea do país, e que estamos interessados ​​em obter o F/A-18C/D do Kuwait”, disse o Vice-Ministro na quarta-feira (12/01), após a cerimônia de lançamento de um programa voltado para os veteranos das Forças Armadas da Malásia.

Um dos oito F/A-18D da Força Aérea da Malásia (Foto: TUDM).
Um dos oito F/A-18D da Força Aérea da Malásia (Foto: TUDM).

O Vice-Ministro ainda disse que a Força Aérea Real da Malásia (TUDM – Tentera Udara Diraja Malaysia) criou um programa para modernizar os seus atuais caças F/A-18D Hornet, e este processo envolve a aquisição de 33 aeronaves F/A-18C/D da Força Aérea do Kuwait (KuAF). De acordo com Aziz, os jatos do Kuwait estão em boas condições, e teriam menos horas de operação do que a frota atual de Hornets da TUDMF.

Conforme noticiamos aqui em 27 de dezembro, o Governo do Kuwait emitiu um comunicado oficial, negando quaisquer negociações com terceiros sobre a venda dos seus F/A-18C/D Hornet. “O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Kuwait informa que quaisquer negociações envolvendo equipamentos militares do Ministério da Defesa, serão divulgadas diretamente pelos canais oficiais de Estado”, informa o comunicado do governo do Kuwait.

Sabe-se que a Força Aérea do Kuwait planeja descontinuar em breve a sua frota de 33 FA-18C/D Hornet, que estão sendo substituídos pelos novos F/A-18E/F Super Hornet.  Rumores que além da Real Força Aérea da Malásia, a Força Aérea da Tunísia (TuAF) se mostrou interessada nos jatos do Kuwait, conforme divulgamos aqui.

Atualmente a Real Força Aérea da Malásia possui uma frota de oito caças F/A-18D-50 Hornet (matrículas M45-01 à M45-08), todos operados pelo 18º Esquadrão sediado na Base Aérea Butterworth (WMKB).

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login