Força Aérea da Etiópia apresenta seus novos Sukhoi Su-30K. A Força Aérea Etíope (EAF) apresentou as suas mais novas aeronaves recentemente adquiridas, reforçando os seus planos de modernização da frota. Autoridades militares e civis conheceram as novas aeronaves em uma cerimônia realizada em 16 de janeiro.
Foram apresentados drones de combate turcos UAV Bayraktar TB3 Akinci (saiba mais aqui) e novos jatos multifuncionais russos Sukhoi Su-30K, designação OTAN “Flanker C”. A Etiópia é o quarto país africano a operar o Su-30, ao lado da Argélia (versão Su-30MKA), Angola (Su-30K) e Uganda (Su-30MK2).
Os dois Flanker C apresentados às autoridades etíopes tinham as matrículas 2401 e 2402. Acredita-se que originalmente eles sejam parte de um lote de 18 caças (dez Su-30MK e oito Su-30K), fabricados entre 1997 e 1999 para a Força Aérea Indiana. Em 2007 a Índia trocou esses 18 Su-30K por novos Su-30MKI.
Em 2011, todos os Su-30K ex-Índia foram enviados para armazenagem na 558ª Fábrica de Aeronaves em Baranovichi, na Belarus. A Angola comprou 12 destes jatos, recebidos entre 2017 e 2019 e atualizados para o padrão Su-30SM.
Estima-se que a Etiópia tenha comprado os seis Flanker C restantes. De acordo com as informações não oficiais, até agora apenas dois Flanker C foram recebidos pela EAF, com os quatro restantes chegando futuramente.
Atualmente a EAF possui uma frota de cerca de 25 caças Su-27SK/UBK “Flanker B” baseados na Ala Aérea da Base Aérea de Debre Zeit. Essas aeronaves ostentam um padrão de camuflagem azul de superioridade aérea, enquanto os novos Su-30K receberam o padrão marrom-deserto.
@FFO
A Força Aérea da Etiópia (EAF) recentemente perdeu um dos seus drones de combate Bayraktar TB2 na localidade de Horo Guduru Welega, região de Oromia, noroeste do país. Não está claro se o drone sofreu uma pane ou foi abatido por rebeldes separatistas que atuam na área.
Em "Notícias"
A Força Aérea Etíope (EAF) está operando pelo menos quatro veículos aéreos não tripulados (UAV) Bayraktar TB2. A informação foi confirmada através de um amplo documentário sobre a EAF recentemente exibido pelo canal Ethiopian Broadcasting Corporation (EBC).
Em "Notícias"
A Força Aérea da Argélia (AAF) teria recebido os primeiros caças russos Sukhoi Su-35 (codinome OTAN "Flanker-E") na Base Aérea de Oum Bouaghi, se tornando o terceiro operador do modelo após a Rússia, o Irã e a China.
Em "Notícias"