• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Etiópia com drones Bayraktar Akıncı A

6 de dezembro de 2023
Etiópia com drones Bayraktar Akıncı A (Fonte: @Selcuk).

Etiópia com drones Bayraktar Akıncı A. Recentemente Selçuk Bayraktar, Presidente do Conselho de Administração da Baykar, fabricante turca de drones militares Baykar, publicou um vídeo nas suas redes sociais mostrando o desenvolvimento dos voos de testes do Bayraktar TB3. As imagens chamaram a atenção por outro motivo, e não exatamente pelo objeto da notícia.

Em um frame do vídeo gravado nas instalações da empresa em Çorlu, é possível ver um drone Bayraktar Akıncı com as marcas, a bandeira da Etiópia e a matrícula S40 (foto acima). Caso seja confirmado, esta é a primeira vez que o país africano foi revelado como possível operador deste Veículo Aéreo Não Tripulado (UAV) da Baykar.

#BayraktarTB3 6. uçuş testini de başarıyla tamamladı. ✈️⚓️🚀#BayraktarTB3 successfully completed its 6th flight test. ✈️⚓️🚀

Sistem Tanımlama Performans Testi
System Identification Performance Test

⏱ 6. Uçuş: 6 Saat (Toplam: 28 Saat)
⏱ 6th Flight: 6 Hours (Total: 28 Hours)… pic.twitter.com/AXwUzEiMIJ

— Selçuk Bayraktar (@Selcuk) November 14, 2023

Não se sabe detalhes de quantos drones Akinci a Etiópia comprou, mas especialistas sugerem – com base nas imagens – que se trata da versão “Akıncı A”. Este modelo é equipado com dois motores de 450 HP cada, enquanto a versão Akıncı B possui motores de 750 HP e o futuro Akinci C motores de 950 HP.

É sabido que a Etiópia opera pelo menos quatro drones Bayraktar TB2, implantados nas Bases Aéreas de Bahir Dar e Harar Meda e utilizados ativamente contra as Forças de Libertação do Povo Tigray (saiba mais). Além dos UAV turcos, a Etiópia possui aeronaves não tripuladas Wing Loong da China e Qods Mohajer-6 do Irã.

Até o momento a Baykar Defense teria exportado o Akinci para pelo menos oito países: Azerbaijão, Paquistão, Quirguistão, Arábia Saudita e agora a Etiópia. Os outros compradores não tiveram seus nomes divulgados, mas um deles seria o governo da Unidade Nacional da Líbia, mas não há indicação oficial sobre esta aquisição.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login