FAdeA vai modernizar o único L-100-30 da Força Aérea Argentina. O Ministério da Defesa argentino aprovou que a Fabrica Argentina de Aviones S.A. “Brigadier San Martín” (FAdeA) realize a modernização da sexta aeronave de transporte Hércules da Força Aérea Argentina (FAA). A Decisão Administrativa 1145/2021 foi publicada em 25 de novembro no Diário Oficial.
A aeronave que passará pela revisão e modernização será o Lockheed L-100-30, matrícula TC-100, único desta versão na frota da FAA. Os serviços estão orçados em pouco mais de US$ 6.3 milhões (materiais e mão-de-obra), e deverão estar concluídos em 2023.
A modernização do L-100-30 será similar ao realizado nos outros cinco Hércules, com a modernização do cockpit, aviônicos, revisão estrutural do tipo PDM (Programmed Depot Maintenance), entre outros sistemas e componentes. Como o TC-100 é uma versão alongada do Hércules, portanto diferente do restante da frota, muitos detalhes serão específicos para esta célula, como por exemplo o diagrama de cabeamentos, o reposicionamento de antenas, sistema de energia auxiliar (APU), entre outros.
Atualmente a frota operacional de Hércules da Fuerza Aérea Argentina está composta quatro aeronaves, sendo dois C-130H (TC-61 e TC-66) e dois KC-130H (TC-69 e TC-70). O quinto avião, o C-130H (TC-64) deverá ser entregue modernizado pela FAdeA até o final deste ano. Todos os Hércules argentinos são operados pelo I Escuadrón, do Grupo Aéreo 1, sediado na Base Aérea de El Palomar.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO