FAdeA entregou dois Pampa III Bloco 2 para a Força Aérea Argentina. A Fábrica Argentina de Aeronaves (FAdeA), entregou em 04/06 dois jatos IA-63 Pampa III Bloco 2 para Força Aérea Argentina (FAA). As aeronaves irão compor a frota da X Brigada Aérea, sediada em Río Gallegos, no sul do país.
Um dos IA-63, matrícula A-711, é uma aeronave Pampa II atualizada e modernizada para o padrão Pampa III Bloco 2 (antiga matrícula E-811). Em dezembro de 2023 ele sofreu um incidente ao pousar com o trem de pouso dianteiro recolhido em Córdoba, durante um voo de experiências (detalhes aqui).
O outro Pampa III Bloco 2, matrícula A-712 (número de construção 1036), é uma célula nova. Trata-se da primeira aeronave entregue em um ano, depois que o A-710 foi recebido pela FAA em maio de 2023 (detalhes aqui).
IA-63 Pampa
O IA-63 Pampa é uma aeronave de treinamento avançado e combate leve, desenvolvido na década de 1980 entre a então FMA – Fábrica Militar de Aviones (atual FAdeA) e a alemã Dornier Flugzeugwerke. Em sua versão mais moderna Pampa III Bloco 2, o jato monomotor subsônico está equipado com um cockpit digitalizado e sistema EVA (Embedded Virtual Aviniocs) da Elbit Systems, que fornece a capacidade datalink para a troca de dados e voz entre aeronaves e estações em solo.
Em missões de treinamento, o “Bloco II” é capaz de interagir em um cenário virtual, atuando em missões de combate simuladas com o uso de armamentos ou de radares contra alvos inimigos. Na versão de combate leve, o “Pampa III Bloco II” é equipado com um canhão DEFA-Giat 554 de 30 mm, cinco cabides (quatro subalares e um sob a fuselagem), podem carregar até 1.500 quilos de armamentos, entre foguetes ou bombas de diversas versões.
@FFO