• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

VÍDEO – Pampa III da Argentina pousou com trem recolhido

22 de janeiro de 2024
VÍDEO - Pampa III da Argentina pousou com trem recolhido (Fotos: Redes Sociais).
VÍDEO – Pampa III da Argentina pousou com trem recolhido (Fotos: Redes Sociais).

VÍDEO – Pampa III da Argentina pousou com trem recolhido. Um IA-63 Pampa III da Força Aérea Argentina (FAA) realizou um pouso com o trem de pouso dianteiro recolhido na pista 02 da Escola de Aviação Militar (EAM), em Córdoba. O fato ocorreu no início da tarde de 17 de janeiro, e não deixou ninguém ferido.

O Pampa III, matrícula A-711, estava sob o comando de um piloto do Centro de Ensaios em Voo (CEV) da FAA, em missão de verificação pós entrega pela Fábrica de Aeronaves Argentina (FAdeA) “Brigadeiro San Martín”. O jato foi recebido pela FAA no mês passado.

Ao detectar a pane no trem de pouso dianteiro e verificar a impossibilidade de baixá-lo, o piloto do CTV optou pelo pouso com o mesmo recolhido. Após alguns minutos em espera para o consumo do combustível, o pouso ocorreu sem maiores intercorrências, sob acompanhamento das equipes de emergência do aeródromo.

O IA-63 A-711 envolvido no incidente, é uma das células de Pampa II escolhidas pela FAA em 2021 para ser elevada ao padrão Pampa III Bloco II. Após alguns anos em processo de modernização nas instalações da FAdeA, o jato (anteriormente matriculado E-811) iniciou os voos de testes em novembro de 2023.

Em comunicado na sua conta no X (antigo Twitter), o Comando da FAA disse que o piloto não sofreu nenhum ferimento e a aeronave teve apenas danos leves.

IA-63 Pampa

O IA-63 Pampa é uma aeronave de treinamento avançado e combate leve, desenvolvido na década de 1980 entre a então FMA – Fábrica Militar de Aviones (atual FAdeA) e a alemã Dornier Flugzeugwerke. Em sua versão mais moderna Pampa III Bloco II, o jato monomotor subsônico está equipado com um cockpit digitalizado e sistema EVA (Embedded Virtual Aviniocs) da Elbit Systems, que fornece a capacidade datalink para a troca de dados e voz entre aeronaves e estações em solo.

Em missões de treinamento, o “Bloco II” é capaz de interagir em um cenário virtual, atuando em missões de combate simuladas com o uso de armamentos ou de radares contra alvos inimigos. Na versão de combate leve, o “Pampa III Bloco II” é equipado com um canhão DEFA-Giat 554 de 30 mm, cinco cabides (quatro subalares e um sob a fuselagem), podem carregar até 1.500 quilos de armamentos, entre foguetes ou bombas de diversas versões.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login