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F-35I da IAF no solo por causa dos assentos ejetáveis

5 de agosto de 2022
F-35I da IAF no solo por causa dos assentos ejetáveis (Foto: IAF).
F-35I da IAF no solo por causa dos assentos ejetáveis (Foto: IAF).

F-35I da IAF no solo por causa dos assentos ejetáveis. A globalização tem seus problemas. Os problemas com os cartuchos dos assentos ejetáveis da Martin-Baker tem criado uma reação em cadeira e obrigado a várias forças aéreas e aeronavais a reter suas aeronaves o solo por questões de segurança de voo. Agora foi a vez da Israeli Air Force (IAF) ‘groundear’ seus F-35. É bem provável que outros operadores de F-35 tenham no mesmo problema.

Em julho, a USAF e a US Navy/USMC iniciaram uma verificação de todas as suas aeronaves F-35. A verificação dos F-35A/B/C americanos veio depois que a RAF, a USAF e a US Navy informarem a retirada de voo de suas aeronaves nos últimos dias devido a problemas com os assentos ejetáveis. A RAF colocou sua frota de Typhoons no chão e a USAF, 279 Northrop T-38C Talon e Beechcraft T-6C Texan II e toda frota de F-35A. Já a US Navy/USMC teve afetadas as aeronaves F/A-18B/C/D Hornet; F/A-18E/F Super Hornet; Growler E/A-18G; e aeronaves de treinamento T-45 Goshawk e F-5 Tiger II, além é claro, dos F-35B/C.

Agora a IAF também confirmou o problema no dia 30 de julho nos assentos Mk16 da Martin-Baker. A IAF também tomou medidas para interromper as operações de suas aeronaves F-35I Adir para voos de treinamento. A decisão não foi tomada em um estágio brando, apenas para voos de treinamento e rotina, em um país onde a prontidão militar é crucial para a sobrevivência do Estado. Os 33 F-35I serão vistoriados, com suporte do fabricante do avião, a Lockheed Martin.

O problema está restrito aos cartuchos de ejeção ou Cartridge Actuated Devices/Propellant Actuated Devices (CAD/PAD). Cada CAD/PAD defeituoso será substituído antes de a aeronave ser devolvida a unidade aérea. Os CAD/PAD iniciam uma série de funções automáticas quando a tripulação puxa a alavanca de ejeção para sair da aeronave com segurança, além de acionar o paraquedas da tripulação. O mau funcionamento poderá impedir a tripulação de se ejetar ou levar a uma ejeção incorreta.

Hoje a IAF possui três unidades operacionais vinculadas a Divisão Adir. São elas o 140 Sqn “Tayeset Ha’Nesher Ha’Zahav” (As Águias Douradas) e o 116 Sqn “Tayeset Aryeh Ha’Darom” (Leões do Sul), o 117 Sqn – “The First jet Squadron” (O primeiro Esquadrão de Jatos), este ativado em julho de 2021, e ainda em fase de implantação. Todos são sediados na Base Aérea de Nevatim (LLNV), no deserto de Negev, sul do país.

@CAS

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